Banca de DEFESA: KLEYDIANE SILVA DE SOUSA

Ensino; Matemática; Jogos

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho teve como objetivo verificar se a utilizaçãoo de jogos como estratégia de ensino da Matemática facilitou o processo de aprendizagem  de alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi feita com alunos do 4° ano do Ensino Médio Integrado com o Técnico em Saúde Bucal do Centro Estadual de Educação Profissional da cidade de Floriano-PI. O jogo, denominado Trilha Matemática'' , foi desenvolvido para exercitar e aprofundar os conhecimentos dos alunos referente ao conteúdo abordado, Combinatória e Probabilidade, de uma forma atraente e divertida para tentar diminuir os bloqueios entre os alunos e a Matemática. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois buscou  além de observar os fatos, descrevê-los e analisá-los com base no referencial teórico e nos dados alcançados da pesquisa. Quanto a sua modalidade a pesquisa foi de campo, pois a coleta dos dados foi feita através de observarções e anotações dos fatos dos sujeitos da pesquisa durante a aplicação do jogo em questão. Obtemos como resultado que a utilizaão do jogo como estratégia de ensino nas aulas de Matemática, tornam-as mais dinâmicas e atraentes, contribuindo de forma significativa para melhor compreenssão e desempenho dos alunos nos conteúdos matemáticos.

Presidente - 1466114 - JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
Interno - 1716923 - LIANE MENDES FEITOSA SOARES
Notícia cadastrada em: 02/03/2015 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 10:15