Banca de DEFESA: GABRIELLY NUNES SARAIVA

DATA: 16/03/2015
LOCAL: Sala 251 - Departamento de Matemática
TÍTULO:

O Ensino de Estatística para a Educação de Jovens e Adultos com o Auxílio da Planilha Eletrônica

PALAVRAS-CHAVES:

Planilha Eletrônica, Educação de Jovens e Adultos

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A utilização de planilhas eletrônicas como recurso pedagógico para o ensino de Estatística auxilia no desenvolvimento dos educandos, aperfeiçoando seus conhecimentos. Esse trabalho tem como objetivo analisar a concepção de alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o ensino de Estatística com o auxílio de uma planilha eletrônica. Para isso, realizou-se uma pesquisa em busca de posicionamentos desses discentes para obter esclarecimentos em torno do tema. Foi possível perceber através das observações e dos questionários com os aprendizes um maior interesse e participação dos mesmos no decorrer das aulas. Com esse trabalho, buscou-se evidenciar através das respostas dos escolares como eles percebem a importância do uso de planilhas como uma contribuição para a aprendizagem de Estatística. O referencial teórico foi constituído por reflexões acerca das bases legais da EJA e da importância das planilhas para o ensino de Estatística.

Externo à Instituição - ELIZABETE CARDOSO MACHADO - UFPI
Interno - 1224804 - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
Notícia cadastrada em: 04/03/2015 22:21