Banca de DEFESA: SARA DA SILVA SIQUEIRA

DISCENTE: SARA DA SILVA SIQUEIRA
DATA: 16/12/2019
LOCAL: HU - sala de teleconferência 3 do espaço acadêmico
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICA E SOCIOCULTURAL DE MULHERES PROFISSIONAIS DO SEXO EM MUNICÍPIO DA REGIÃO SUL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Infecções Sexualmente Transmissíveis; Profissionais do sexo; Mulheres.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Cirurgia

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são afecções causadas por mais de 30 agentes etiológicos sendo transmitidas, principalmente, por contato sexual e, de forma eventual, por via sanguínea. Todas as pessoas podem ser fontes de infecção, mas o cuidado com as profissionais do sexo deve ser maior, devido aos hábitos decorrentes da profissão. Quando se fala em IST pensa-se nas profissionais do sexo como possíveis transmissoras da infecção, pelo fato de terem uma multiplicidade de parceiros, não tomando, por vezes, os cuidados necessários para sua prevenção, como o uso do preservativo.Objetivos: Caracterizar  clínico epidemiologicamente e socioculturalmente mulheres profissionais do sexo no município de Cristino Castro-PI. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, observacional, do tipo transversal. Foram incluídas no estudo 19 mulheres profissionais do sexo. Os dados foram coletados no decorrer do ano de 2018 e incluíram a realização de exames para detecção de Hepatites B e C, Sífilis (Testes Rápidos e VDRL), Sorologias IgM e IgG para Clamídia, Citologia oncótica, além de entrevista sobre as representações sociais das mesmas e sobre as possíveis dificuldades de acesso aos serviços de saúde e a qualidade do atendimento recebido por elas nas UBS. Resultados: A amostra era majoritariamente de mulheres adultas jovens e solteiras, com escolaridade de nível de Ensino fundamental Incompleto. O tempo de atividade na profissão da grande maioria estava entre um mês e 5 anos. A renda mensal não ultrapassou 2 salários mínimos, sendo que esta inclui o recebimento do auxílio governamental “Bolsa Família”. Hábitos como tabagismo, uso de álcool e de drogas ilícitas, foram frequentes. A frequencia de IST nas MPS foi de 15,8% (N=3), sendo 10,5%(N =2) para Tricomoníase  e de 5,3% (N= 1) para Sífilis, taxas altas quando comparadas com a média de estudos no Brasil. Houve queixa de prurido e de verrugas vaginais em 9,5% delas, e ainda 52,4% de corrimento vaginal. Infecções por Hepatites B e C e HIV não foram detectadas. Porém a Sorologia para Clamídia revelou que 89,5% das MPS estavam com IgG Reagente e 100% com IgM não reagente, demonstrando que as mesmas tivessem pregressamente infecção por Clamídia. O resultado oncológico da citologia apresentava-se negativo para lesão intra epitelial ou malignidade em 94,74% das MPS e em 5,26% delas apresentou atipia de células glandulares endocervical. Com relação ao acesso aos serviços de saúde os principais motivos que levam essa população a não procurarem atendimento são: a má qualidade e demora do atendimento, falta de vagas para consulta médica e de enfermagem, falta de acolhimento e/ou acolhimento ineficaz, comunicação agressiva por parte da recepção da UBS. Conclusões: A amostra estudada era majoritariamente de mulheres jovens, com escolaridade de Ensino fundamental incompleto. Demonstrou-se elevada frequência da IST tricomoníase e sífilis, além de casos de vaginoses. Hábitos como tabagismo, consumo de álcool e de drogas ilícitas foram frequentes. Em síntese a frequência de IST no grupo estudado foi alta.

Interno - 423584 - IONE MARIA RIBEIRO SOARES LOPES
Interno - 328.178.603-06 - KELSEN DANTAS EULALIO - UFPI
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO DE CARVALHO E MARTINS - UFPI
Presidente - 1552078 - MARTA ALVES ROSAL