News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JANAILDA ARAÚJO FURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JANAILDA ARAÚJO FURTADO
DATA: 13/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lis-cardoso-marinho-medeiros
TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA EM PARNAÍBA-PIAUÍ: As evidências científicas como instrumento de intervenção.
PALAVRAS-CHAVES: mortalidade materna, prática clínica baseada em evidências, política de saúde.
PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Saúde Materno-Infantil
RESUMO:

Introdução: A mortalidade materna constitui-se um grave problema de saúde pública, sendo os países em desenvolvimento os que apresentam maior número de mortes por nascidos vivos, assim como o Brasil, que registra uma taxa correspondente a 60 mortes para cada 100 mil nascidos vivos, enquanto nos países desenvolvidos esses dados são menores, contabilizando 20 mortes para cada cem mil nascidos vivos.   No cenário brasileiro, as maiores taxas de mortalidade materna estão registradas nos Estados do Piauí e Maranhão, o que provoca nas equipes de saúde a importância de buscar medidas que visem à redução deste quadro. Portanto, para este trabalho inicialmente analisou-se e definiu-se a principal causa relacionada à morte materna dentro do Estado do Piauí, especificamente as ocorridas na cidade de Parnaíba-PI entre os anos de 2008 a 2018, bem como identificou e propôs as melhores intervenções de prevenção a partir das evidências científicas. Objetivos: Análise e definição das causas de morte materna em Parnaíba, identificando, a partir das evidências científicas, as principais estratégias de prevenção da mortalidade materna para sugestão de ações de intervenção que contribuam diretamente para a redução da mortalidade materna em Parnaíba - PI. Metodologia: Deu-se em três etapas: I. Análise e definição de causas de morte materna, em que se utilizaram os dados dos Sistemas de Informação sobre Mortalidade (SIM) e aplicação de questionário semiestruturado aos profissionais envolvidos; II. Revisão Integrativa da Literatura, em que foram identificadas as principais estratégias de prevenção e redução da mortalidade materna; III. Foi traçado o Plano de ação de prevenção e redução da mortalidade materna em Parnaíba – PI, baseado nas evidências científicas encontradas. Resultado: A hipertensão arterial e suas complicações aparecem como a principal causa de mortalidade materna no Estado do Piauí. A má condução do pré-natal na atenção básica é apontada como fator determinante e intrínseco no desfecho negativo dessa realidade. A necessidade de ações efetivas nessa base se torna emergencial, portanto, exigindo a implementação do Plano de ação de prevenção da mortalidade materna.   Conclusão: O estudo contribuiu significativamente para a redução da mortalidade materna em Parnaíba, uma vez que a utilização dos achados e a efetividade das propostas descritas impactará na resolutividade da problemática em questão.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167577 - LIS CARDOSO MARINHO MEDEIROS
Interno - 1792692 - LUIZ AYRTON SANTOS JUNIOR
Interno - 226.905.653-15 - ZENIRA MARTINS SILVA - UESPI
Externo à Instituição - REGINA AMÉLIA LOPES PESSOA DE AGUIAR - UFMG
Notícia cadastrada em: 09/10/2020 17:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 15:23