Banca de QUALIFICAÇÃO: MABIO DARLAN RODRIGUES ITALIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MABIO DARLAN RODRIGUES ITALIANO
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Exame na modalidade virtual - Link da banca
TÍTULO: O PAPEL DAS FUNDAÇÕES DE APOIO PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: RELAÇÃO FADEX/UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Fundações de apoio; Terceiro setor; Instituições federias de ensino superior; Orçamento público.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O terceiro setor é entendido como uma composição de entidades representativas de interesses, organizações públicas não-estatais de serviço, comoasescolas, hospitais e entidades de assistência social, e organizações públicas não-estatais de controle social, como as organizações não-governamentais (ONGs), os movimentos sociais e as associações de base (grassroots) que fazem parte da sociedade civil. Nessa conjuntura, as fundações de apoio aparecem para atuar em parcerias com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Com a promulgação da Lei nº 8.958/1994, as fundações de apoio começaram a realizar afazeres de auxílio às Instituições Federais de Ensino Superior, administrando recursos públicos e de agência de fomento. As fundações de apoio possibilitam uma gestão mais flexível na execução dos projetos das universidades. Essas entidades podem funcionar como ferramenta de desburocratização da gestão de projetos desenvolvidos pelas universidades. Todavia, não foi apenas visando a flexibilidade de atuação que as fundações de apoio foram criadas. A escassez de recursos orçamentários nas universidades também contribuiu para o surgimento dessas entidades, dadas as oportunidades que as normas jurídicas contemplaram, tendo como propósito buscar meios alternativos para a obtenção de recursos, coordenação de métodos flexíveis para constituir e aplicar conhecimentos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o desenho institucional de atuação das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior, com ênfase na relação FADEX/UFPI. Utilizar-se-á uma abordagem qualitativa e aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando estudo de caso como procedimento técnico. Será realizada análise documental de conteúdo e discurso de fontes, como estatutos, planos, manuais, relatórios, contratos e legislações. As categorias definidas a priori são missão, objetivos e metas, estrutura organizacional, gestão financeira, gestão de pessoas e relacionamento com outras instituições.

Externo ao Programa - 2058867 - BARBARA CRISTINA MOTA JOHAS
Presidente - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 17:22