Banca de DEFESA: GEORGE DO NASCIMENTO NUNES

DISCENTE: GEORGE DO NASCIMENTO NUNES
DATA: 03/10/2023
LOCAL: Exame na modalidade virtual - Link da sala: https://meet.google.com/hcx-bdcc-iga
TÍTULO: AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES NO PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: Um estudo com docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior
PALAVRAS-CHAVES: Competências; Competências docentes; Ensino Remoto; Pandemia
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas

Nas organizações a utilização do conceito de competência como ferramenta de gestão, surge associada ao discurso de gerir pessoas de forma a agregar valor à organização, alinhando os objetivos organizacionais às práticas. As competências estão relacionadas ao contexto da organização e sua percepção está direcionada a alguns verbos como: saber agir, aprender e mobilizar. No contexto educacional, um bom professor é caracterizado por 3(três) categorias de competências: 1) didático-pedagógicas- métodos de ensino-aprendizagem; 2) competências humanistas- relação professor/ aluno e 3) competências conceituais- conhecimentos do conteúdo da disciplina. No entanto existem as competências que as pessoas podem desenvolver, e somado ao fato referente ao momento de pandemia covid-19, onde o Ministério da Educação (MEC) cria a Portaria nº 343/20 autorizando as aulas por meios digitais, os professores tiveram que se adaptarem a essa modalidade de ensino, adquirindo e desenvolvendo competências essenciais a este contexto, como a comunicação, a tecnológica e a socioemocional. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, o objetivo deste estudo é analisar as competências desenvolvidas por docentes do ensino superior público durante o ensino remoto imposto pela pandemia de covid-19. Com essa finalidade, foram identificadas através da literatura, as competências de comunicação, tecnológica e socioemocional dos docentes do ensino superior desenvolvidas na fase de ensino remoto na pandemia covid-19. Fundamentado nessa revisão, elaborou-se o roteiro de entrevistas, aplicado a 9(nove) professores de um Departamento de curso de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Apresentando como resultado, chegou-se a um conjunto de competências, distribuídas em três categorias: comunicativas - Utilizar e adaptar às novas tecnologias e estratégias de ensino online, Promover interação e feedback; tecnológicas - capacidade de uso das ferramentas tecnológicas para a comunicação, capacidade de uso das ferramentas tecnológicas para relação interpessoal e capacidade de uso das ferramentas tecnológicas para agregar novos conhecimentos; e, socioemocionais - conseguir manter/desenvolver relacionamentos com os discentes. As competências necessárias a ser desenvolvidas para atuação no contexto de ensino remoto foram propostas à instituição e apresentadas como produto técnico, em formato de podcast.

Presidente - 010.780.943-57 - EVANGELINA DA SILVA SOUSA - UFPI
Externo à Instituição - LUIS EDUARDO BRANDÃO PAIVA - UNINOVE
Externo à Instituição - Milka Alves Correia Barbosa - UFAL
Notícia cadastrada em: 02/10/2023 19:27