Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE PACHECO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE PACHECO SILVA
DATA: 26/10/2023
LOCAL: Banca na modalidade remota: https://meet.google.com/ehm-yjxs-zoq
TÍTULO: ANTECEDENTES DO COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL: UM OLHAR À LUZ DA SATISFAÇÃO, LIDERANÇA E VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS
PALAVRAS-CHAVES: Comportamentos de Cidadania Organizacional; Satisfação no Trabalho; Liderança; Variáveis Sociodemográficas; Universidade Federal do Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre satisfação, liderança e variáveis sociodemográficas sobre os comportamentos de cidadania organizacional - CCO, conforme percebidos pelos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Piauí - UFPI. A compreensão dessa relação desempenha um papel crucial na promoção de um ambiente de trabalho saudável e motivador, onde os servidores se sentem valorizados e engajados em suas atividades e contribuições. A pesquisa será realizada por meio de uma abordagem descritiva de natureza quantitativa, utilizando questionários e análise de dados para coleta de informações junto aos servidores técnicos administrativos da UFPI. A importância de investigar as complexas interações entre esses antecedentes e os CCO é significativa no contexto organizacional contemporâneo. Ao direcionar o foco para os comportamentos de cidadania organizacional percebidos pelos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Piauí, este estudo preenche uma lacuna essencial na compreensão das dinâmicas internas que moldam o grau de envolvimento dos servidores em suas atividades laborais. Uma análise aprofundada desses fatores oferece informações valiosas para gestores e líderes, permitindo o desenvolvimento de estratégias estratégicas para motivar e engajar os servidores. Além disso, contribui para a criação de um ambiente de trabalho saudável, onde a participação voluntária e o comprometimento com a organização são cultivados de maneira significativa. Portanto, a relevância deste estudo transcende o ambiente acadêmico, impactando diretamente a melhoria da cultura organizacional e contribuindo para a construção de ambientes de trabalho mais produtivos, harmoniosos e orientados para o crescimento mútuo.

Externo à Instituição - ALESSANDRA CABRAL NOGUEIRA LIMA - UFS
Presidente - 010.780.943-57 - EVANGELINA DA SILVA SOUSA - UNIFOR
Externo à Instituição - LUIS EDUARDO BRANDÃO PAIVA - UNINOVE
Notícia cadastrada em: 25/10/2023 11:43