Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIA DE SOUSA MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIA DE SOUSA MIRANDA
DATA: 24/11/2023
LOCAL: Banca na modalidade remota: link da sala: https://meet.google.com/hsc-ixpd-yyt
TÍTULO: DA PAPELADA AO PRATO: ANÁLISE DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS À LUZ DA BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA
PALAVRAS-CHAVES: Burocracia de Nível de Rua. Restaurantes Universitários. Nutricionistas; Programa Nacional de Assistência Estudantil; Programa de Aquisição de Alimentos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

Os Restaurantes Universitários (RUs), desde a sua criação, consolidaram-se como uma importante política de incentivo à permanência estudantil, através do financiamento pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Institucional (PAA-CI) nos Restaurantes Universitários da Universidade Federal do Piauí (UFPI) à luz da Burocracia de Nível de Rua. Para isso serão estudados os fatores que interferem na implementação das referidas políticas, por meio da categorização analítica proposta por Bonelli et al (2019), a qual leva em consideração as dimensões: estruturais; ação individual e relacionais da atuação dos agentes implementadores. Será utilizada a estratégia de estudo de caso, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório para compreender a atuação dos nutricionistas servidores efetivos da instituição na implementação do PNAES e PAA-CI. Para a de coleta de dados serão realizadas entrevistas semiestruturadas e o corpus textual de dados obtido será analisado por meio da perspectiva da análise temática interpretativista elucidada por Braun e Clarke (2006), com auxílio do software ATLAS.ti. Os achados desta pesquisa poderão contribuir para identificar dificuldades e desafios na execução das políticas estudadas, disponibilizando informações para os agentes de alto e médio escalão da administração púbica, capazes de proporcionar melhorias nas ações de assistência estudantil relacionadas à alimentação e implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil e do Programa de Aquisição de Alimentos. Além disso, poderão colaborar para a diminuição das discrepâncias entre a formulação e a execução dos serviços prestados pelas unidades estudadas à academia.

Externo à Instituição - DIEGO DE QUEIROZ MACHADO - UFC
Externo à Instituição - FRANCISCO RICARDO DUARTE - UNIVASF
Presidente - 1703199 - LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 06/11/2023 16:52