Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN DA SILVA MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN DA SILVA MARQUES
DATA: 19/08/2015
LOCAL: SALA 459 DO PPGCOM - CCE/UFPI
TÍTULO:

Rede Clube: movimentos estratégicos como processo de regionalização e manutenção de liderança no mercado

PALAVRAS-CHAVES:

Capitalismo; Mercado; Rede Clube; Regionalização; Televisão

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação

Este trabalho propõe discutir o processo de regionalização da televisão brasileira e as estratégias que o capitalismo utiliza pela necessidade de expansão do capital, buscando uma aproximação com as realidades regionais da Indústrias Culturais no Brasil. Apresenta uma reflexão sobre as implicações do processo de regionalização da comunicação sobre as empresas de comunicação regionalizadas. Pretende trabalhar com a regionalização em diálogo com o mercado e a cidadania, refletindo também sobre os processos atuais de transformação da sociedade. Apresenta como objeto o grupo de comunicação piauiense Rede Clube, e o problema característico desta pesquisa gira em torno da discussão sobre qual perspectiva o grupo constrói seus conteúdos de regionalização, como eles são representados na programação e o que o grupo objetiva alcançar quando insere temáticas sociais para promoção da cidadania. A abordagem de estudo é feita a partir da Economia Política da Comunicação, trata-se de uma investigação que toma por base o viés crítico, e, diante desta conjuntura, recorre-se ao instrumental teórico-metodológico do materialismo histórico dialético concebido por Marx. A metodologia é de abordagem analítico descritiva da programação jornalística da emissora, revisando e analisando elementos referentes à teoria e ao objeto, enfaticamente por meio da análise bibliográfica e documental, junto a fontes diversas. O levantamento de obras congêneres possibilita análises teóricas para construir a fundamentação das análises a serem feitas.

Presidente - 1167672 - JACQUELINE LIMA DOURADO
Externo ao Programa - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Externo à Instituição - PATRICIA BANDEIRA DE MELO - Fundaj
Notícia cadastrada em: 15/08/2015 22:41