Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA ARAUJO FORTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA ARAUJO FORTES
DATA: 25/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: SALA 459 PPGCOM CCE UFPI
TÍTULO: #INSTAFITNESS: estudo das expressões de afetividade por meio das interações na plataforma Instagram de perfis fitness.
PALAVRAS-CHAVES: Afetividade, Interação Verbal, Instaftness, Instagram
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

O objetivo geral desta pesquisa é compreender a afetividade nas interações dos seguidores dos Instafitnes, a partir das manifestações de afetividade como respostas as publicações desses perfis e, especificamente: : cartografar as postagens que receberam mais curtidas/comentários dos Instafitness; identificar as expressões de afetividade, a partir dos enunciados produzidos pelos seguidores do Instafitness; analisar os enunciados que expressam afetividade nas interações entre os interlocutores; e discutir os sentidos produzidos na triangulação postagens, enunciados dos seguidores e interações. Com a questão norteadora Como a afetividade é expressa nas interações dos seguidores dos Instafitness?, a presente pesquisa parte de pressupostos teóricos fundamentados no estudo da afetividade (Wallon,1989; 1995; 2007), interação verbal (BAKHTIN, 2002; 2003) e do conceito de rede social (RECUERO, 2014). Tomamos como foco a rede social Instagram, por acreditar no processo quase metabólico de imersão tecnológico por parte do indivíduo, uma vez que os artefatos tecnológicos se tornaram, praticamente, extensões do sistema nervoso central humano. No Brasil, ele tem sua segunda maior comunidade mundial. Em poucos anos, o desenvolvimento da comunicação digital tornou-se a base das relações cotidianas de comunicação, como previu Mcluhan na década de 1960. Momento em que a linguagem e a tecnologia se aliam para a construção de sentidos e significados sociais, históricos, culturais e discursivos. Imersos nesse ambiente digital de interação, redes sociais como: Facebook, WhatsApp, Twitter, transformaram-se em espaços virtuais para a comunhão de ideias, interesses e valores. Como aporte metodológico, este estudo adota uma abordagem transmetodológica, com a utilização tanto da pesquisa quantitativa, para o levantamento de dados, e da pesquisa qualitativa, para análise do material coletado.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FELICIANO JOSE BEZERRA FILHO - UESPI
Interno - 423514 - FRANCISCO LAERTE JUVENCIO MAGALHAES
Presidente - 1587234 - LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
Notícia cadastrada em: 24/07/2017 16:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 06:20