• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: RENAN DA SILVA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN DA SILVA MARQUES
DATA: 02/04/2016
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 459 PPGCOM CCE UFPI
TÍTULO:

Rede Clube: movimentos estratégicos como processo de regionalização e manutenção de liderança no mercado




PALAVRAS-CHAVES:

Televisão; Rede Clube; Economia Política da Comunicação; Regionalização; Mercado


PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO:

A dissertação trata das implicações do processo de regionalização sobre as empresas de comunicação, oferecendo elementos que permitam entender e criticar os procedimentos econômicos e estratégias do grupo Rede Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí, no que diz respeito à regionalização nas suas produções, e à construção da cidadania. Busca-se entender interesses e práticas na busca pela manutenção de uma liderança de mercado, as influências que permitem que esta seja conquistada, como também os critérios que conferem diferenciação frente à concorrência. Trabalha-se com a regionalização, em diálogo com o mercado e a cidadania. O problema característico da pesquisa gira em torno da discussão sobre qual perspectiva a Rede Clube constrói seus conteúdos de regionalização, como eles são representados na programação da emissora e o que ela objetiva alcançar quando insere as temáticas sociais. Toma-se como base de análise o referencial teórico e vertente crítica da Economia Política da Comunicação. Diante das análises dos produtos, ficou claro que o grupo de comunicação Rede Clube tende a reproduzir em nível regional a lógica da empresa à qual está vinculada, a Rede Globo, e dela, se apropria e reproduz em nível local e regional o padrão técnico-estético hegemônico, que lhe confere vantagens na conquista de telespectadores e nas disputas com a concorrência local. As estratégias midiáticas da Rede Clube em relação à cidadania e em busca dela podem ser vistas nos conteúdos exibidos durante sua programação, mas evidencia-se, contudo, que o grupo de comunicação apresenta predominantemente uma cidadania tematizada e como prática capitalista.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1354316 - ANA REGINA BARROS REGO LEAL
Presidente - 1167672 - JACQUELINE LIMA DOURADO
Externo à Instituição - PATRICIA BANDEIRA DE MELO - Fundaj
Notícia cadastrada em: 01/03/2016 16:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 05/12/2024 13:44