Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYANNY DA SILVA LIMA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYANNY DA SILVA LIMA BARBOSA
DATA: 23/11/2023
LOCAL: Vídeoconferência - Google Meet
TÍTULO: Análise da experiência de cuidado à saúde de crianças com suspeição de Transtorno do Espectro Autista
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista; Desenvolvimento Infantil; Atenção Primária à Saúde. Pesquisa qualitativa.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neuro-desenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação, na reciprocidade social enos padrões de interesses e comportamentos restritos e repetitivos. A atuação integrada  da atenção básica com diversos serviços reforça a necessidade de atividades voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, além da recuperação e reabilitação da saúde na perspectiva da qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: Analisar a experiência de cuidado à saúde de crianças com suspeição de Transtorno do Espectro Autista na Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo norteado pelo paradigma interpretativo. Este tipo de estudo foi escolhido por entender que este método explica o paradigma de pesquisa que norteia o estudo, justificando a escolha do tema proposto. A produção de dados ocorrerá por meio da realização de um roteiro semiestruturado que tratará do assunto. Os participantes serão profissionais médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Caxias-MA, seguindo a proposta das Normas para Relato de Pesquisas Qualitativas (SRQR) para garantir a transparência e integralidade desta produção. Os critérios de inclusão serão: profissional de nível superior (médicos ou enfermeiros), em exercício na ESF no momento da pesquisa no município de Caxias e que aceitem participar do estudo. Serão excluídos os profissionais (médicos ou enfermeiros) que estiverem de licença, atestado, férias. Os participantes serão recrutados por conveniência até a saturação teórica. Resultados esperados: Espera-se que este estudo possa contribuir com o campo da pesquisa e estimular os profissionais da área a terem interesse pelo tema proposto, bem como buscar melhorias a assistência prestada a este público.

Externo ao Programa - 2031099 - ANGELO BRITO RODRIGUES
Presidente - 2059377 - FABIO SOLON TAJRA
Interno - 2140796 - JOAO MARIA CORREA FILHO
Externo ao Programa - 1069843 - MANOELA GOMES REIS LOPES