Banca de QUALIFICAÇÃO: VANECY MATIAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANECY MATIAS DA SILVA
DATA: 16/02/2023
LOCAL: NINTEC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
TÍTULO: DESVENDANDO AS INFORMAÇÔES NUTRICIONAIS EM ALIMENTOS: ABORDAGEM PRÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Rotulagem Nutricional; RDC nº 429/2020; Produtos Alimentícios; Código de Defesa do Consumidor; Lanches Infantis.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Os rótulos dos alimentos podem promover a seleção adequada de alimentos, informando os consumidores sobre a qualidade e a quantidade do conteúdo nutricional de um produto, embora a confiabilidade das informações seja essencial. O marketing nutricional, por sua vez, é um importante diferencial do produto, fundamentalmente, tem o poder de incentivar e conduzir os consumidores a adotar uma dieta saudável por meio de rotulagem nutricional e aplicações de alegações. A presente pesquisa teve como intuito avaliar rótulos de diferentes produtos alimentícios, confrontando-os com as legislações referentes ao Código de Defesa do Consumidor e Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, por meio de um checklist elaborado com base nas RDC’s, com o objetivo de elaborar um e-book com informações e orientações sobre a disposição de tabela nutricional para produtos especificados dentro do presente estudo. Esta pesquisa teve um embasamento bibliográfico e também baseado na coleta de dados por meio do aplicativo  ORA BRASIl,  desenvolvido e aplicado por meio de um projeto multicêntrico por um grupo de pesquisadores da UNIFESP com participação de pesquisadores da UFPI do qual este trabalho um recorte, sendo feita a coleta de dados no comércio atacadista e varejista de Teresina-PI, no ramo alimentício. Como forma de levar ao consumidor informações necessárias para o uso de rótulos nutricionais, para orientar os consumidores sobre como usar estas orientações na escolha dos alimentos e aumentar o conhecimento nutricional. As embalagens de alimentos devem buscar fornecer informações nutricionais mais claras para melhor entendimento dos consumidores e o e-book conterá 20 alimentos, de quatro grupos, cinco por grupo, sendo 1- Produtos de panificação, 2- Farinhas para preparações alimentícias, 3- Lácteos e 4 – Sucos e similares, com relação a informação nutricional de produtos alimentícios para lanches infantis.

Interno - 434.977.053-49 - HELANO DIOGENES PINHEIRO - UESPI
Externo à Instituição - MARIA HOSANA DA CONCEIÇÃO - UnB
Presidente - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO

Notícia cadastrada em: 14/02/2023 14:35