Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉLIA OLIVEIRA CARRIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉLIA OLIVEIRA CARRIAS
DATA: 25/09/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Conferência web RNP
TÍTULO: Níveis de maturidade ambiental em indústrias brasileiras de tintas imobiliárias
PALAVRAS-CHAVES: construção civil, gestão ambiental empresarial, impactos ambientais potenciais, ciclo de vida de processos, produtos e serviços, ABNT ISO 14072.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A construção, como uma indústria de emissões intensiva, deve buscar inovações para alcançar uma maior conservação dos recursos naturais. Dentre os materiais utilizados nesse setor, as tintas têm a função de colorir, proteger e embelezar. No entanto, é uma atividade que causa diversos impactos ambientais. Esse setor pode se beneficiar com os princípios da Avalição do Ciclo de Vida Organizacional (ACVO) na identificação dos processos, atividades e etapas do ciclo de vida de produtos e serviços que tenham oportunidade de se tornarem mais sustentáveis ambientalmente. Nesse estudo, foi realizada uma visita em uma fábrica de tintas localizada no município de Demerval Lobão-PI, a fim de conhecer o funcionamento da indústria e identificar impactos ambientais. Inicialmente, caracterizou-se esse segmento através da literatura científica e documentos ligados ao setor de tintas. Também foram analisados os conteúdos divulgados pelos fabricantes de tintas imobiliárias a fim de identificar se o que é fornecido pelos fabricantes em suas plataformas digitais é suficiente para identificar a maturidade ambiental e elaborar uma ACVO. Foram identificadas quarenta e nove empresas, em que se constatou que cerca de 10% delas estão no último nível (estágio mais avançado) de maturidade ambiental. Para identificar subsídios para a elaboração de uma ACVO foram analisados o licenciamento ambiental e o Sistema de Gestão Ambiental de indústrias que estão com o nível de maturidade ambiental mais avançado. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Interno - 905801 - GERSON ALBUQUERQUE DE ARAUJO NETO
Interno - 1354664 - WILZA GOMES REIS LOPES
Externo à Instituição - ADRIANA SARAIVA DOS REIS - UNINOVAFAPI
Externo à Instituição - MAURO CESAR DE BRITO SOUSA - IFPI
Notícia cadastrada em: 28/08/2020 08:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 23/04/2024 09:31