Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE WANDERLEY MARQUES DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACQUELINE WANDERLEY MARQUES DANTAS
DATA: 08/04/2024
LOCAL: PARECER TÉCNICO CAPÍTULO TEÓRICO
TÍTULO: O Letramento Visual como estratégia na apropriação da leitura e da escrita de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas séries iniciais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista. Letramento Visual. Estratégias da leitura e escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Este projeto é uma pesquisa que visa apresentar um estudo sobre os letramento visual na aquisição da leitura e escrita de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em salas de aulas do Ensino Fundamental nas séries iniciais das escolas municipais de Picos (PI) e possui como objetivo geral da pesquisa verificar a contribuição do letramento visual como uma estratégia importante de leitura e escrita para a aprendizagem de alunos(as) com TEA de 6 a 10 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançá-lo, traçamos como objetivos específicos: identificar os níveis de dificuldades da criança autista (CID-11 6A02 a 6A02.3) no domínio da leitura e da escrita e avaliar quais as melhores estratégias de leitura e escrita para o desenvolvimento de habilidades linguísticas de crianças com TEA das séries iniciais do Ensino Fundamental. No que reporta à metodologia, utilizaremos o mapeamento de produções acadêmicas na modalidade dissertação de mestrado e teses, realizadas nos últimos dez anos (2013-2023) com descritores: letramento visual + Autismo; letramento visual + alfabetização; Autismo + alfabetização e ensino de leitura + Autismo + criança 06 a 10 anos. Na composição do corpus, utilizou-se de 3 (três) escolas municipais da cidade de Picos, bem como professores e alunos que serão instrumentos desta pesquisa; a coleta de dados, inicialmente, será composta por: observação participante, diário de bordo, narrativas e entrevistas semiestruturadas com os participantes. Esta pesquisa será de cunho qualitativo do tipo trabalho de campo, uma vez que Yin (2016, p. 98), considera que a realização de um trabalho de campo anda junto com a realização de pesquisa qualitativa. Para este autor, dados de campo – quer sejam oriundos de observações diretas, entrevistas, ou videoteipes, quer da análise de documentos contemporâneos como diários, registros ou mesmo fotográficos dos participantes – formarão indícios utilizados em um estudo qualitativo. Espera-se com este estudo resultados relevantes do ponto de vista social e acadêmico-científico e, uma vez que se insere no âmbito não apenas dos estudos da linguagem mas também no âmbito do ensino, esta pesquisa possa trazer contribuições importantes para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos com TEA dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo-os interagir por meio da/na linguagem verbal e/ou visual.

Presidente - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Interno - 1167715 - NAZIOZENIO ANTONIO LACERDA
Externo à Instituição - SANDRO LUÍS DA SILVA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 18:47