Banca de QUALIFICAÇÃO: LUAN MATHEUS DOS SANTOS SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUAN MATHEUS DOS SANTOS SANTANA
DATA: 23/07/2020
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: O WEBJORNALISMO ALTERNATIVO COMO EXERCÍCIO DO DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DOS CASOS OCORRE DIÁRIO E FALA DIRCEU (PIAUÍ, BRASIL)
PALAVRAS-CHAVES: webjornalismo alternativo; dispositivos móveis; direito humano à comunicação; contra-hegemonia; pensamento descolonial
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

Este relatório de qualificação tem como objetivo analisar os modos de ser e fazer webjornalismo alternativo a partir de produtos e processos realizados na contemporaneidade na cidade de Teresina/Piauí. A intenção é identificar de que forma a atuação de cibermeios alternativos podem (ou não) contribuir para o avanço no exercício do Direito Humano à Comunicação (DHC). Ao analisar essas práticas a partir um modelo de comunicação que é fruto de uma ruptura com o modelo hegemônico, assumimos também o desafio de pensar esse contexto por meio de uma perspectiva teórica de ruptura, tendo como referência o pensamento descolonial. Para isso, lançamos mão de uma pesquisa baseada em um estudo de caso dos portais OCorre Diário (ocorrediario.com) e Fala Dirceu (faladirceu.com), utilizando um modelo metodológico híbrido, em que procedimentos de pesquisa qualitativa e quantitativa se integram. Nesse relatório de qualificação, portanto, além da Introdução (com as diretrizes da pesquisa), são apresentados o primeiro capítulo da dissertação, bem como a prospecção para os demais capítulos e a análise bruta dos portais que estão sendo estudados.

Externo à Instituição - EDGARD PATRICIO DE LIMA FILHO - UFC
Interno - 1167672 - JACQUELINE LIMA DOURADO
Presidente - 1213357 - JULIANA FERNANDES TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 26/06/2020 13:28