Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE LOURDES PEREIRA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE LOURDES PEREIRA SOUSA
DATA: 11/09/2013
LOCAL: UFPI
TÍTULO:

Tecnologias digitais, convergência e interatividade na prática jornalística: estudo de caso do programa Ronda

PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias digitais; convergência midiática; jornalismo; interatividade

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação

O desenvolvimento da Internet e da digitalização tem reconfigurado processos e práticas comunicacionais em todo o mundo.  Embora as maiores transformações tenham ocorrido nos produtos jornalísticos para a Web, suportes tradicionais como a televisão estão sendo afetados pelos diretamente pelo fenômeno da convergência tanto na produção de conteúdo como no que diz respeito à organização interna, perfil dos jornalistas, interação com a audiência e relação com outros suportes de mídia. Diante desse cenário, essa pesquisa tem como objetivo geral investigar os processos de produção do programa Ronda quanto aos aspectos que contribuem para sua expansão como produto jornalístico que circula em diversas plataformas, a saber: níveis de interatividade e participação e colaboração da audiência através do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O programa faz parte da grade de programação da TV Meio Norte, integrante do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, sediado em Teresina. Como aporte teórico tomaremos como base as reflexões sobre convergência digital na produção de conteúdo, abordando os processos de interatividade dentro da cultura participativa e o conceito de multiplataforma com foco no universo televisivo. Para isso partimos de um estudo exploratório e descritivo, com em estudo de caso composto por observação participante e entrevista em profundidade.

Interno - 423531 - ANA MARIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1354316 - ANA REGINA BARROS REGO LEAL
Presidente - 1167672 - JACQUELINE LIMA DOURADO
Notícia cadastrada em: 20/08/2013 12:54