• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de DEFESA: BRUNNA STELLA DA SILVA CARVALHO MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNNA STELLA DA SILVA CARVALHO MELO
DATA: 10/09/2021
LOCAL: On-line
TÍTULO: Formação inicial na perspectiva da acessibilidade: a tutoria entre pares na Educação Superior
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Educação Superior. Pessoas com deficiências. Ensino por tutoria. Inclusão educacional
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A expansão da universidade brasileira tem sido beneficiada pelo processo de democratização do acesso à educação superior. Esse contexto favoreceu o ingresso de um público diversificado de indivíduos historicamente marginalizados, como por exemplo, os estudantes público da educação especial: pessoas com deficiências, altas habilidades/superdotação e pessoas com transtorno do espectro autista. A tutoria entre pares parece contribuir de forma positiva com a implementação de práticas educativas inclusivas no contexto universitário para esses estudantes. Partindo da tese de que o trabalho com alunos com deficiências realizado a partir da tutoria entre pares tem relevância no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e acadêmico de tutores e tutorados, este trabalho de pesquisa tem por objetivo central: investigar o processo de tutoria entre pares na educação superior e as práticas educativas inclusivas decorrentes. Pertencendo à linha de pesquisa Educação, Diversidades/Diferenças e Inclusão, o estudo apoiou-se em uma abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa-ação e teve como participantes 18 tutores que estudavam em uma universidade pública de uma das capitais do nordeste brasileiro. Os dados foram coletados de forma totalmente virtual, em virtude da pandemia pela Covid-19, e foram analisados através da análise temática de conteúdo derivando 09 categorias O procedimento de coleta de dados envolveu 4 etapas:  questionário inicial; curso de formação virtual para Tutores; prática e avaliação do curso de formação de tutores; novo diagnóstico: reflexão-ação sobre a atuação dos tutores entre pares. Os resultados encontrados evidenciaram que a maior parte dos tutores pertencem aos curso de licenciatura, mas todos relatam que a formação inicial precisa supri-los com mais conhecimentos gerais e específicos, teóricos e práticos, acerca das pessoas com deficiências; a experiência como tutor é rica e desenvolve sentimentos de empatia, realização e satisfação pessoal; os tutores precisam aprimorar práticas educativas para favorecerem a aprendizagem dos tutorados; as maiores dificuldades enfrentadas são relacionadas a acessibilidade, de modo geral; as expectativas dos tutores quanto aos tutorados são positivas e revelam a crença em seu sucesso acadêmico e futuro profissional; os tutorados têm alcançado êxito nas questões acadêmicas e pessoais a partir do auxílio oferecido pelos tutores. Esta pesquisa mostra uma mudança de perspectiva na medida em que considera que os próprios estudantes podem auxiliar o professor e dos demais agentes educacionais no âmbito da educação superior através de práticas educativas voltadas para inclusão. Além disso, busca-se ampliar o escopo teórico e prático acerca das contribuições da tutoria entre pares na educação superior para com o público da educação especial.

Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO