Banca de DEFESA: MARCEL FRANCISCO CARDOSO

DISCENTE: MARCEL FRANCISCO CARDOSO
DATA: 09/11/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Física UFPI
TÍTULO: Jogo Teoria da Relatividade: Material Potencialmente Significativo Para o Ensino da Teoria da Relatividade no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Jogos. Teoria da Relatividade. Aprendizagem significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O uso de atividades lúdicas na educação é um recurso que favorece uma aprendizagem prazerosa e divertida. O ensino de um modo geral enfrenta dificuldade em alcançar seu objetivo essencial, uma aprendizagem realmente significativa, seja pela falta de recursos ou de interesse dos alunos na aprendizagem. Essa deficiência de aprendizagem é acentuada nas disciplinas de ciências da natureza (Física e Química). Neste estudo, propomos a construção e avaliação de um produto educacional que auxilia o ensino de Física Moderna no ensino médio, que o mesmo tenha potencialidade de significação. A elaboração e construção desse produto tem como referência a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, baseada na estrutura cognitiva do aprendiz. O produto educacional, resultado desta pesquisa, é um jogo de tabuleiro com o título de Jogo da Teoria da Relatividade, nele são abordados os conceitos da Teoria da Relatividade Geral e Restrita e os cientistas cujo estudo levou a sua definição. Este jogo foi aplicado nas turmas de terceira série do ensino médio no Centro de Educação de Tempo Integral Deputada Francisca Trindade, em que o pesquisador é docente desde 2005. Após o uso do jogo em sala de aula, foi aplicado um questionário com o intuito de avaliar sua eficiência como material potencialmente significativo. Os resultados apontam que o jogo apresenta as principais características de uma atividade lúdica (lúdico e frívolo) e os aspectos necessários para a sua caracterização como jogo educacional. Ainda é possível concluir que o jogo despertou o interesse do aluno pela Teoria da Relatividade e promoveu uma maior interação entre os discentes. Assim, esta pesquisa é útil, pois mostra que é a aprendizagem pode ocorrer através de uma atividade lúdica, e que sua dinâmica pode ser usada para outras áreas de conhecimento.

Externo ao Programa - 2100287 - ALEXANDRE JOSE MEDEIROS DO NASCIMENTO
Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO RODRIGUES DUARTE - IFPI