Banca de DEFESA: CLAUDETE LOPES DA SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: CLAUDETE LOPES DA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 27/09/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: Gamificação: uma proposta contemporânea para auxiliar o ensino da eletrostática no ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação. Ensino Física. Eletrostática.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Diante das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão dos conceitos e aplicações dos conteúdos da Eletrostática, observou-se uma sala monótona com necessidades de inovar associando o ensino de Física ao cotidiano. Diante dessa problemática o contexto deste estudo, tem como objetivo investigar as contribuições da gamificação para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos de eletrostática. A Gamificação um fenômeno emergente que consiste no uso de elementos, estratégias e pensamentos dos games fora do seu contexto, desenvolvendo capacidades intrínsecas de motivar a ação, resolver problemas e potencializar aprendizagens nas mais diversas áreas do conhecimento. Com vista nestas estratégias o presente estudo objetivou de forma geral desenvolver e aplicar um jogo de tabuleiro que recebeu o nome de “Eletricidade Secreta” composto por cartas, esse foi construído no Photoshop cc baseando-se em modelos de tabuleiros já existentes e também no Magic que é um game de cartas para auxiliar na construção, este jogo demostra de maneira lúdica e agradável os conteúdos estimulando assim o cognitivo do aluno. Esta pesquisa fundamentou-se na Teoria Sócio Cultural de Vygotsky na qual este acredita que o desenvolvimento do ser está diretamente ligado a um contexto com signos e significados que irão se complementando num contexto social. Os participantes dessa pesquisa fazem parte de uma turma de 3º ano do Ensino Médio matutino do Centro de Ensino Dr. João Lula localizado na cidade de Timon – Ma. Como instrumentos utilizou-se questionários para avaliar o conteúdo e também o jogo, observando-se uma melhora entre o número de acertos do antes e depois da sua aplicação já na avaliação do jogo os participantes demonstraram em suas respostas, grande estimo e envolvimento. Os resultados apresentados na utilização da gamificação no ensino de eletroestática, revelou-se exitosa e motivadora, espera-se que este estudo possa contribuir fornecendo evidencias quanto ao uso da mesma.

Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Presidente - 685.302.853-87 - JANETE BATISTA DE BRITO - UESPI
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO RODRIGUES DUARTE - IFPI