Banca de DEFESA: JONIELTON PINHEIRO BACELAR

DISCENTE: JONIELTON PINHEIRO BACELAR
DATA: 04/10/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: Sequencia didática como proposta para o ensino e aprendizagem da astronomia no ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Sequência Didática; Ensino de Astronomia
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O presente trabalho surgiu do seguinte questionamento: de que forma podemos desenvolver o ensino e aprendizagem da Astronomia no Ensino Médio a partir de uma sequência didática? Assim delineamos o seguinte objetivo geral, desenvolver uma sequência didática para o ensino e aprendizagem da astronomia para ensino médio. O desenvolvimento da sequência didática foi organizada com base na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A sequência didática como proposta para o ensino e aprendizagem da astronomia no ensino médio foi desenvolvida e aplicada na escola pública, Centro de Tempo Integral Didácio Silva, localizado em Teresina-PI. A metodologia de caráter qualitativa foi desenvolvida na sequência didática em três fases distintas; (1) aplicação de um pré-teste que norteou os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos básicos da Astronomia; (2) o passo seguinte foi a aplicação de seis atividades referentes ao tema Astronomia: questionário pré-teste, oficina de construção de lunetas, leitura do texto sobre como Galileu inventou a ciência moderna, música e astronomia, uso do aplicativo “sky map” e pós testes. As atividades foram aplicadas durante o calendário escolar de 2018 e 20019. Em todas as intervenções pedagógicas a sequência didática foi apresentada de forma ordenada e articulada e se indagando sobre as possibilidades facilitadoras da aprendizagem dentro da necessidade e realidade dos alunos pesquisados. Pôde-se perceber por meio da aplicação da sequência didática que os alunos foram motivados ao aprendizado da Astronomia, pois as diferentes atividades propostas possibilitou diferentes ações pedagógicas. Os resultados evidenciaram de forma exitosa a motivação dos discentes em se envolver com as atividades propostas a partir de curiosidades que a própria temática astronomia propiciou. A participação dos alunos foi descrita por meio de suas construções, permitindo a interação entre eles e também propiciando troca de informações a partir de seus conhecimentos prévios sobre a temática proposta.

Externo à Instituição - AGMAEL MENDONÇA SILVA - UESPI
Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Presidente - 354.206.503-04 - EDINA MARIA DE SOUSA LUZ - UESPI
Externo à Instituição - GLADSTONE DE ALENCAR ALVES - UESPI