Notícias

Banca de DEFESA: EDMILSON RODRIGUES MAGALHÃES FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDMILSON RODRIGUES MAGALHÃES FILHO
DATA: 30/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/qvy-kcpx-eeg
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS.
PALAVRAS-CHAVES: ensino de física. mapas conceituais. aprendizagem significativa.
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

A presente dissertação, trata-se de uma aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre conceitos de eletrodinâmica, desenvolvida no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) – Leonardo da Dores, Esperantina – PI, com alunos da 3a Série do Ensino Médio. Com o objetivo principal de promover uma participação maior e mais efetiva dos alunos e um ensino significativo, com a introdução de conceitos de forma não arbitrária e não literal, seguindo os pressupostos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. Isso posto, a dissertação trata-se de uma pesquisa de campo, em que os resultados obtidos foram coletados no próprio lugar de atuação, utilizando uma abordagem de caráter qualitativa. Para a produção de dados foram utilizados as técnicas de observação durante todo o processo,aplicação de um questionário pré-teste e de um mapa conceitual inicial, avaliado pelos critério de Joseph Novak, antes do desenvolvimento da SD, afim de coletar as concepções alternativas e posteriormente ao final da SD foi realizado um novo mapa conceitual e um novo questionário pós – teste, para avaliar o ensino aprendizagem subsidiado pela aplicação da SD. Quanto aos resultados foi feita uma análise textual discursiva na tentativa de averiguar o potencial proporcionado pelas mediações trabalhadas durante a SD (mapa conceitual, utilização de vídeo aula, intervenção  didática trend de tik-tok, leitura de texto científico, experimentos), que foram cruciais  para o desenvolvimento de subsunçores, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, etapas da teoria de aprendizagem significativa, que foram identificadas no processo de avaliação. Os resultados analisados apontam a Sequência Didática como um material potencial, pois possibilitou o ensino e aprendizagem da eletrodinâmica ser mais facilitador, tornando as aulas de físicas mais atraente e consequentemente tendo uma participação mais efetiva dos alunos que desenvolveram bem todas as atividades individuais e em grupo, possibilitando a visualização da evolução no que diz respeito a participação, compreensão, elaboração de conceitos, autocrítica, comunicação em grupo, respeito de opiniões diversificadas e aplicação do conhecimento no cotidiano, ou seja, evidenciando assim a ancoragem de novos conceitos, de forma não arbitrária e não literal, o que potencializando o ensino de física, possibilitando sua utilização como multiplicador do conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AGMAEL MENDONÇA SILVA - UESPI
Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Presidente - 685.302.853-87 - JANETE BATISTA DE BRITO - UESPI
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 14:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 04:09