Banca de DEFESA: JARDEL PINHO SENA

DISCENTE: JARDEL PINHO SENA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: meet.google.com/vrx-nvjx-pod
TÍTULO: Proposta de Experimentos Interdisciplinares Sobre Circuitos Elétricos com Corrente Contínua Envolvendo Física e Química: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural
PALAVRAS-CHAVES: Interdisciplinaridade. Ensino de Fisica. Circuito Elétrico Simples. Histórico-Cultural.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este estudo tem como tema uma Proposta de Experimentos Interdisciplinares Sobre Circuitos Elétricos Com Corrente Contínua Envolvendo Física e Química: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural, que se originou da dificuldade prática de se encontrar materiais interdisciplinares para uso em sala de aula. Então, como produzir materiais Interdisciplinares de Física? A Sequência Didática é composta de atividades que integra a téoria com a prática, possibilitando ao estudante uma maior interação dos alunos. Para uma maior interação entre os estudantes, usamos a tecnologia de Realidade Aumenteda (RA) na Sequência Didática.Tendo como plano de fundo a montagem de um Circuito Elétrico Simples com Pilha de Limão, na pespectiva da teoria Histórico-Cultural de Vygotski, objetivando construir uma Sequência Didática para mediar e contribuir com a prática interdisciplinar entre os conteúdos de Fisica e Química. Este material, poderá contribuir para o processo de Ensino e Aprendizagem no estudo de Circuitos Elétricos Simples, ao mesmo tempo, trazendo significado para os conteúdos vistos em sala de aula, através da montagem de um Circuito Elétrico com Pilha de Lmão com alunos do 3ª Série do Ensino Médio. A análise dos dados produzidos se deu por meio do método de análise textual discursiva, aplicado nas respostas dos questionários e sobre as impressões observada pelo pesquisador durante todas as atividades. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelaram que os instrumentos de coleta de dados uitilizados, complementados com as observações que fizemos, durante e após a aplicação da Sequência Didática indicaram que o uso da mesma, proporcionou uma maior interação e participação ativa dos alunos no processo de Ensino e Aprendizagem e na Interdisciplinaridade dos conteúdos dos componentes de Fisica e Química, objetivo maior dessa pesquisa. Acreditamos que a Sequência Didática é um recurso que auxiliará no Ensino de Física e na Interdisciplinaridade dos conteúdos de Física e Quimica, aproximando o ensino da teoria com a prática, facilitando assim, a aprendizagem dos conceitos físicos.

Externo à Instituição - IZAEL ARAUJO LIMA - UFC
Externo ao Programa - 423297 - JOSE PIMENTEL DE LIMA
Interno - 1807361 - MICAIAS ANDRADE RODRIGUES
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO