Introdução: A gestão das filas de espera cirúrgica é considerada como um grande
desafio nos serviços públicos de saúde e evidencia a necessidade da incorporação de
tecnologias, assim como da definição de critérios favoráveis ao estabelecimento de
prioridades. Tendo em visa os constantes efeitos positivos dos recursos tecnológicos nas
práticas assistenciais, as evidências reforçam que o desenvolvimento e validação de
softwares podem apresentar efeitos positivos, configurando-se como instrumentos válidos e
efetivos no gerenciamento da lista de espera. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta
tecnológica de suporte para gestão das listas de espera das cirurgias eletivas no Hospital
Universitário do Nordeste. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva,
aplicada para desenvolvimento de um protótipo computacional do tipo “software”. A
estruturação do conteúdo foi realizada por meio da busca eletrônica na MEDLINE via
PubMed®. A validação do conteúdo foi realizada por 24 peritos, selecionados de forma
intencional por apresentarem ampla experiência na área de interesse. A análise quantitativa
com base nos princípios da estatística descritiva e inferencial, utilizando-se o cálculo do
Índice de Validação de Conteúdo para mensurar o grau e o percentual de concordância
entre os juízes. O parecer favorável à realização foi emitido pelo Comitê de Ética em
Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, via Plataforma Brasil por meio do processo
número 5.306.171. Resultados: As evidências de validade do conteúdo foram consideradas
satisfatórias, indicando clareza, adequação aos objetivos propostos, coerência, atualização,
organização lógica, precisão e objetividade, além de apresentar potencialidades para que os
pacientes possam acompanhar o seu posicionamento na fila. A participação de especialistas
com atuação no ensino, pesquisa, assistência e extensão contribuíram para maior precisão
na definição dos critérios de priorização, demonstrando elevado potencial para aplicação em diferentes contextos de atenção à saúde. Conclusão: A trajetória percorrida para o
desenvolvimento do software conferiu sustentação científica, tecnológica e operacional,
configurando-o como recurso assistencial inovador por reunir evidências válidas e
favoráveis à organização e gerenciamento da fila de espera cirúrgica, assim como
priorização de casos conforme gravidade clínica e senso de urgência.