Notícias

Banca de DEFESA: CANDIDA ALVES ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CANDIDA ALVES ARAUJO
DATA: 22/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Acesso Remoto.
TÍTULO: DIREITO À CIDADE, GESTÃO E PARTICIPAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DA CIDADE DE TERESINA-PI E DE TIMON-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Cidades. Conselhos Municipais. Gestão Democrática. Ride-Teresina.
PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo os Conselhos da Cidade do Município de Teresina-PI e do Município de Timon-MA, que se tratam das duas maiores cidades da Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE-Teresina). Assim, objetiva-se com este trabalho analisar a estrutura e atuação dos Conselhos da Cidade do Município de Teresina-PI e do Município de Timon-MA, como instrumentos que buscam assegurar o Direito à Cidade. O estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa e quantitativa; além disso, utilizou-se o método de análise de conteúdo. A partir da pesquisa foi possível analisar conteúdos, como: leis, decretos, regimentos e atas de reuniões ordinárias e extraordinárias e outros arquivos que serviram como suporte para compreender como foram estruturados os Conselhos e como se deu a representação e participação dentro dos referidos Conselhos. Os resultados da pesquisa indicam que as estruturas dos Conselhos da Cidade foram pensadas e executadas para irem ao encontro do Direito à Cidade. No entanto, na prática não existe um aproveitamento do potencial dos Conselhos na gestão democrática das cidades objeto de estudo, e que ainda existe um longo caminho para que essa participação popular seja realmente efetiva. Além desses fatores, espera-se que este estudo contribua para o fortalecimento de pesquisas que destacam os Conselhos municipais das cidades da Região Nordeste, em especial o Piauí e Maranhão, que apresentam uma carência de aprofundamento científico em termos de dados teóricos e estatísticos, quando diz respeito aos Conselhos gestores. 



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1578450 - ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
Interno - 823.563.003-68 - ANA KEULY LUZ BEZERRA - UFPI
Externo à Instituição - BRUNA STÉFANNI SOARES DE ARAUJO - UESPI
Presidente - 423550 - NELSON NERY COSTA
Notícia cadastrada em: 03/03/2023 08:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 30/04/2024 19:36