Banca de DEFESA: ANTONIO LUIS DE SOUSA NUNES

DISCENTE: ANTONIO LUIS DE SOUSA NUNES
DATA: 22/03/2023
LOCAL: Acesso Remoto.
TÍTULO: DESAFIOS DOS DOCENTES-GESTORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA COVID-19 (2020-2022): UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO TÉCNICO DE FLORIANO / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI.
PALAVRAS-CHAVES: Covid-19; Ensino Remoto Emergencial; Processo de Ensino-Aprendizagem; Colégio Técnico de Floriano; Universidade Federal do Piauí.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

A pandemia da covid-19 promoveu intensas transformações em diversos âmbitos da sociedade,
produzindo grandes efeitos no plano educacional, com a implementação do Ensino Remoto
Emergencial. Nesse contexto, objetiva-se nesse estudo investigar os desafios enfrentados pelos
docentes-gestores do CTF/UFPI no Ensino Remoto Emergencial (ERE), com auxílio das Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em decorrência da pandemia da covid-19 (2020-
2022). De modo específico, busca-se traçar o perfil dos docentes-gestores que atuam no CTF/UFPI;
caracterizar a organização do trabalho dos docentes-gestores do CTF/UFPI no ERE; e identificar os
desafios enfrentados pelos docentes-gestores do CTF/UFPI no ERE. Para conseguir tais objetivos, utilizou-se uma abordagem do problema de forma qualitativa, cuja natureza do objetivo é descritivo- exploratório, do tipo estudo de caso, pois concentra-se no Colégio Técnico de Floriano vinculado a Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI), por ser o cenário da pesquisa investigada. Utilizaram-se ainda os instrumentos e técnicas para a produção de dados com o uso das entrevistas semiestruturadas com nove docentes-gestores do CTF/UFPI. Por fim, adotou-se a análise documental, bem como a análise de conteúdo (BARDIN, 2006) para a interpretação dos dados. A partir dos resultados da pesquisa, constatou-se a importância em promover capacitações para o manuseio das TDICs, de tal forma que os docentes fiquem preparados no uso de equipamentos e aplicativos específicos; oportunizar a promoção de espaços dialógicos coletivos entre os docentes-gestores, com o objetivo de que haja soluções viáveis para minimizar os cortes orçamentários público na limitação da aquisição de equipamentos tecnológicos essenciais para o ERE, tanto para o docente-gestor quanto para o discente que esteja em situação de vulnerabilidade econômica e social, a fim de incidir diretamente nos processos de ensino e de aprendizagem, e, consequentemente na qualidade da educação nessa modalidade.

Presidente - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Externo ao Programa - 2573735 - ADRIANNA DE ALENCAR SETUBAL SANTOS
Externo ao Programa - 2350181 - SORAYA OKA LOBO