Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO ALVES DE MELO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ALVES DE MELO GOMES
DATA: 12/07/2023
LOCAL: Sala 369-Espaço Integrado I/CCHL.
TÍTULO: SATISFAÇÃO NO TRABALHO E TERCEIRIZAÇÃO: UMAANÁLISECOMPARATIVA ENTRE COLABORADORES TERCEIRIZADOSESERVIDORES EFETIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DEENSINO.
PALAVRAS-CHAVES: Terceirização. Satisfação no Trabalho. Instituto Federal do Piauí.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

A terceirização é uma realidade presente nas sociedades capitalistas, seja emorganizaçõespúblicas ou privadas. Apresenta particulares nas regiões onde é aplicada, pois os cenáriossãodiferentes, impactando assim os resultados obtidos com sua implementação. Trata-sedeumamodalidade de contratação em que uma empresa contrata outra empresa para execuçãodepartes de serviço ou todo. Estudos demostram que essa modalidade de contrataçãoestádiretamente relacionada com a precarização do trabalho, o que pode impactar diretamentenasatisfação no trabalho. Com a globalização e o aumento da tecnologia, o trabalhoalcançouespaços e dimensões maiores na vida do humano. Com isso, se faz necessário a criaçãodeambientes de trabalho harmoniosos e prazerosos que promovam a satisfação do trabalhador.Acreditando ser uma investigação relevante para as organizações e seus colaboradores, essapesquisa busca Investigar, através de um estudo comparativo, a satisfação no trabalhoentrecolaradores terceirizados e servidores efetivos de uma instituição pública de ensino. Paraisso,propõe-se os seguintes objetivos específicos: (i) Identificar e compreender o fenômenodaterceirização; (ii) Identificar e compreender a percepção de satisfação como trabalho; e(iii)Analisar e compara a satisfação com o trabalho entre colaboradores terceirizados e servidoresefetivos de uma Instituição Pública de Ensino. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratóriae explicativa, com abordagem quantitativa. A amostra mínima, calculada a partirdeprocedimentos estatísticos, é de 342 servidores efetivos e 237 empregados terceirizadosdoIFPI. A coleta de dados será realizada através da aplicação survey e, para a análise dosdadosserá utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho – EST.

Externo ao Programa - 827.593.403-68 - ALEXANDRE RODRIGUES SANTOS - UFPI
Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
Presidente - 2025430 - MAURICIO MENDES BOAVISTA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 28/06/2023 10:15