Banca de QUALIFICAÇÃO: ANATHALIA CRISTINA SANTANA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANATHALIA CRISTINA SANTANA DE SOUSA
DATA: 17/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/snh-eyvy-rto
TÍTULO: Gestão de Políticas Públicas para Alunos com Transtorno do Espectro Autista em uma Instituição de Ensino Superior.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão pública; políticas públicas; transtorno do espectro autista; inclusão; instituição de ensino superior.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Este estudo visa avaliar a execução das políticas de acessibilidade e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa pretende responder à pergunta: como essas políticas são executadas pela instituição? O embasamento teórico alinha-se às teorias neoinstitucionalistas que abordam a análise das instituições e suas práticas, juntamente com referências no campo do desenvolvimento e avaliação de políticas públicas. A investigação sobre inclusão foi fundamentada em estudos específicos que oferecem insights sobre os desafios e estratégias relacionados à inclusão de estudantes com TEA em ambientes acadêmicos. Trata-se de um estudo de caso único, tendo como unidade de análise a UFPI. É uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa. Para coleta de dados, será utilizada pesquisa documental, questionários e entrevistas. Na análise, empregar-se-á o método de triangulação de dados, com o objetivo de compará-los e interpretá-los. Por fim, com base nos resultados obtidos, será elaborada uma proposta de intervenção que auxilie na resolução do problema. O estudo justifica-se pela necessidade de avaliar alinhamento entre as práticas institucionais e os objetivos elencados em seu planejamento estratégico no que tange à inclusão de autistas na UFPI. Os resultados pretendidos servirão de subsídio para guiar a tomada de decisão dos gestores públicos. Além disso, o presente trabalho representa uma inovação na literatura sobre o tema, suprindo a carência de pesquisas sobre autismo no ensino superior.

Interno - 823.563.003-68 - ANA KEULY LUZ BEZERRA - UFPI
Externo ao Programa - 1787376 - HELOISA MARQUES
Presidente - 1553331 - SHAIANE VARGAS DA SILVEIRA
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 16:42