Banca de QUALIFICAÇÃO: ZILDA DE BRITO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZILDA DE BRITO LIMA
DATA: 11/08/2023
LOCAL: Sala 369-Espaço Integrado I/CCHL.
TÍTULO: A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL NA PROMOÇÃO DO PERCURSO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES BENEFICIÁRIOS.
PALAVRAS-CHAVES: assistência estudantil; vulnerabilidade social; percurso acadêmico.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, foi regulamentada com base no Decreto nº 7.234/2010 que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES cujas ações tem o propósito de viabilizar a igualdade de oportunidades, especialmente dos estudantes em situação de vulnerabilidade social, bem como contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico destes. Nesse sentido, procurando identificar o alcance e a contribuição da Política frente aos indicadores de desempenho acadêmico, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS) na promoção do percurso acadêmico dos estudantes beneficiários, considerando-se percurso acadêmico o trajeto percorrido pelo estudante até a finalização do curso. Para contemplar o objetivo proposto, tem-se como objetivos específicos: i) estabelecer a relação dos percentuais de matriculados e número de beneficiários PAEVS; ii) comparar o número de estudantes com renda per capita PNAES com o número de estudantes beneficiários PAEVS; iii) analisar o desempenho escolar, considerando os indicadores de evasão, aprovação, reprovação e conclusão dos estudantes beneficiários PAEVS. Para tanto, será adotada como metodologia a pesquisa bibliográfica-documental, utilizando como fontes de pesquisa livros, artigos e legislações que tratam sobre a temática da assistência estudantil. Como instrumentais de coleta de dados, serão utilizados a tabela de indicadores de evasão, aprovação, reprovação e conclusão do PAEVS além dos relatórios institucionais e sites oficiais. A partir da análise dos dados coletados, pretende-se obter a resposta da questão problema e contribuir para o fortalecimento do programa e consequentemente com o fortalecimento da política de assistência estudantil do Instituto Federal do Piauí.

Interno - 823.563.003-68 - ANA KEULY LUZ BEZERRA - UFPI
Externo ao Programa - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Presidente - 1352021 - NELSON JULIANO CARDOSO MATOS
Notícia cadastrada em: 21/07/2023 10:30