Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA THAÍS DA COSTA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA THAÍS DA COSTA PEREIRA
DATA: 15/08/2023
LOCAL: Sala 363- Espaço Integrado I/CCHL.
TÍTULO: A GESTÃO PÚBLICA E A QUALIDADE DE VIDA DOS SERVIDORES: UM ESTUDO A PARTIR DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TERESINA (1977-2017).
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública. Saúde. Qualidade de Vida do Servidor.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Para além de somente lidar com burocracia, a gestão pública refere-se ao gerenciamento de recursos humanos que compõem determinada instituição. Nesse sentido, a qualidade de vida do servidor e o desenvolvimento do profissional, assim como a insatisfação ocupacional, contribuem diretamente para a saúde do trabalhador e podem interferir quanto à entrega do resultado do serviço ao usuário final, seja de forma positiva ou negativa, cabendo ao gestor traçar estratégias de cuidado ao servidor, evitando resultados negativos, quais sejam um serviço de baixa qualidade, mal atendimento ao público e até um atraso e estagnação do sistema provocados pelo acúmulo de processos e aumento no absenteísmo nas instituições públicas. A Fundação Municipal de Saúde-FMS de Teresina foi escolhida como objeto de estudo por ser a responsável pelos cuidados da saúde da população da cidade, e por mais que os serviços sejam oferecidos a todos de modo geral, mas como estão os profissionais que compõem esta instituição tão relevante para a saúde da cidade? Como está a saúde e a qualidade de vida, a satisfação deles para com a instituição? Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a atuação da Fundação Municipal de Saúde na saúde e qualidade de vida dos servidores, entre os anos de 1977 e 2017, bem como as implicações dessa atuação. E de modo específico, têm-se como objetivos identificar as ações para o bem-estar do servidor direcionadas aos cuidados dos servidores da Fundação Municipal de Saúde Teresina-PI durante a faixa temporal em destaque; compreender as consequências administrativas e sociais dessas ações; sugerir, de forma contextualizada, alternativas para contornar os problemas identificados através da pesquisa. A metodologia abordada foi a pesquisa qualitativa, com o procedimento de natureza bibliográfica, com a análise e discussão de autores por meio de estudos em artigos, livros e teses. E ainda, foi utilizado o procedimento de natureza documental com a análise de Leis, Decretos, Relatórios, assim como acesso a fontes complementares como sites oficiais, a exemplo da FMS e Ministério da Saúde. Com isso, a pesquisa permite a compreensão da importância da qualidade de vida do servidor e como o preparo do gestor e sua com o servidor pode colaborar para um bem-estar no ambiente organizacional.

Presidente - 423006 - ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
Externo ao Programa - 423621 - LUCIA CRISTINA DOS SANTOS ROSA
Interno - 016.322.523-09 - RAFAEL FERNANDES DE MESQUITA - UFPI
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 14:37