Banca de DEFESA: SIMONNE SARAIVA NUNES

DISCENTE: SIMONNE SARAIVA NUNES
DATA: 29/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/vcx-jkfi-cgg?hs=224
TÍTULO: DESCENTRALIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ .
PALAVRAS-CHAVES: descentralização; orçamento público; execução orçamentária; gestão pública; universidade.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Considera-se a descentralização um importante instrumento de reestruturação e melhoramento do setor público, pois ao promover a distribuição de poder e de responsabilidades, especialmente quanto à execução orçamentária, pode promover o alcance de eficiência e de eficácia na gestão. Nesse sentido, esta pesquisa visa a investigar os possíveis efeitos da descentralização da execução orçamentária na Universidade Federal do Estado do Piauí (UFPI), com vistas à melhoria da gestão. De maneira específica, busca-se: analisar a estrutura atual da UFPI e dos campi, com o intuito de verificar se há compatibilidade e adequação ao modelo de gestão orçamentária descentralizada; avaliar o processo atual de elaboração e de execução do orçamento na UFPI e nos campi; e identificar os elementos de melhoria de gestão para uma descentralização orçamentária efetiva. Para isso, empregou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, com lócus na UFPI. Quanto aos objetivos, este estudo é descritivo e de natureza aplicada, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e de dados documentais. Ademais, ordenaram-se, categorizaram-se e analisaram-se os dados coletados com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Gibbs (2009). Os achados da pesquisa indicaram que o procedimento de elaboração e de execução do orçamento na UFPI dá-se de maneira centralizada, e não há uma estrutura organizacional e funcional compatível com as exigências de um modelo de gestão descentralizada. Os resultados apontaram, ainda, com fundamento na análise documental e nas entrevistas, um interesse tanto da administração superior quanto dos gestores dos campi na descentralização orçamentária. Como possíveis efeitos para a melhoria da gestão na UFPI, evidenciaram-se: aumento da agilidade nas tomadas de decisão; autonomia dos gestores; otimização do controle operacional; celeridade dos processos; e alinhamento mais adequado às demandas locais.

Presidente - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
Externo ao Programa - 1703199 - LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
Interno - 2025430 - MAURICIO MENDES BOAVISTA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 16:39