Notícias

Banca de DEFESA: KEILA VARGAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEILA VARGAS
DATA: 05/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/wbk-srjf-jnr
TÍTULO: Remoções por motivo de saúde em uma instituição federal de ensino: potenciais impactos ao planejamento organizacional.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Pessoas. Rotatividade. Remoção por Motivo de Saúde. Clima Organizacional. Saúde e Qualidade de Vida.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Problemas de saúde dos servidores podem determinar desequilíbrios na força de trabalho da Administração Pública Federal. A movimentação dos agentes públicos traz visibilidade ao processo de transformação do sofrimento em adoecimento no campo da gestão do trabalho. Desse modo, conhecer os fenômenos associados às remoções por motivo de saúde, bem como oportunizar possíveis resolutividades diante da perda de um servidor em uma unidade de trabalho, poderá contribuir para evitar o adoecimento e novas remoções. Mediante o exposto, o estudo teve como objetivo analisar como os servidores e gestores percebem tal fenômeno no Instituto Federal do Pará. Para tanto, apresenta-se uma abordagem de natureza qualitativa, descritiva e analítica. Para o início da pesquisa, utilizaram-se dados disponíveis sobre remoção por saúde no período de 2018 a junho de 2023, os quais estão relacionados à Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde e ao número de afastamentos por licença saúde. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas, com a utilização de roteiro semiestruturado. Em sequência, a análise das informações levantadas considerou a triangulação entre os dados primários e secundários da pesquisa e as contribuições evidenciadas na literatura encontrada. Entre os resultados, destaca-se que a perda do servidor nas unidades acarreta sobrecarga, redução de desempenho dos servidores remanescentes, comprometimento das metas institucionais e da qualidade dos serviços, adoecimento e, consequentemente, novas remoções por saúde. A implementação de estratégias de gestão da força de trabalho na instituição torna-se necessária, de tal modo que a remoção pode ser um artifício positivo para a organização, considerando que a movimentação de pessoal é endêmica, porém observa-se a falta de mecanismos eficientes para lidar com a reposição de servidores de forma ágil, dificultando o planejamento organizacional. Recomenda-se estender a pesquisa para outras instituições federais de ensino, assim como incluir a perspectiva dos servidores que passaram pelo processo de remoção. Compreender o fenômeno poderá contribuir para a aplicação de boas práticas, além de direcionar possibilidades para revisão dos regimentos jurídicos dos servidores públicos federais e avanços teóricos no campo da Gestão Pública.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Externo ao Programa - 1703199 - LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 17:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 30/04/2024 20:13