Banca de DEFESA: CLAUDETE BANDEIRA CORDEIRO

DISCENTE: CLAUDETE BANDEIRA CORDEIRO
DATA: 20/12/2023
LOCAL: Sala 369- Espaço Integrado I/ CCHL.
TÍTULO: O Projeto AgroIFNordeste como mecanismo para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Piauí.
PALAVRAS-CHAVES: Agricultura familiar; Políticas públicas regionais; Inovação; Sustentabilidade; Desenvolvimento econômico.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Ao longo da história, a agricultura familiar tem se destacado por sua contribuição na produção de alimentos, criação de empregos e geração de renda. No contexto brasileiro, essa forma de agricultura está intrinsecamente ligada à segurança alimentar e nutricional da população, exercendo um impacto significativo nas economias locais e na promoção da sustentabilidade. Diante de sua relevância para a sociedade e considerando o alicerce essencial que ela sustenta, torna-se imperativo impulsioná-la por meio de políticas públicas direcionadas, assegurando que essa categoria social seja adequadamente assistida. O Projeto AgroIFNordeste, foi concebido para utilizar a agropecuária como instrumento de transformação econômica e social sustentável no ambiente rural nordestino. Este estudo tem como objetivo analisar como o Projeto AgroIFNordeste tem fortalecido a agricultura familiar no estado do Piauí, investigando as práticas implementadas, os problemas enfrentados para a implantação destas práticas e os desafios na implantação da política, além de propor uma plataforma de acompanhamento de indicadores. A pesquisa aplicada foi realizada em seis municípios do estado do Piauí, utilizando uma abordagem qualitativa exploratória com estudo de caso e análise documental. Os instrumentos de coleta de dados incluíram questionários semiestruturados, análise de relatórios gerados por coordenadores e residentes, e entrevistas com o gerente nacional do projeto. Nos resultados obtidos, inicialmente, destacam-se as ações implementadas pelo projeto que ganharam maior relevância entre os agricultores familiares, abrangendo a capacitação em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a produção animal e vegetal, o manejo do solo, a inovação e a formação de cooperativas. Essas iniciativas geraram impactos positivos significativos para os produtores, evidenciando um interesse tangível, uma vez que estavam diretamente relacionadas às suas práticas cotidianas. Apesar dos resultados positivos, o estudo reconhece a presença de desafios a serem superados, especialmente diante da amplitude e diversidade da agricultura familiar no estado. Entre os principais obstáculos, destaca-se a escassez de recursos financeiros enfrentada por esses produtores e a resistência de alguns agricultores às práticas de assistência técnica em ATER. Adicionalmente, o estudo identificou desafios na implementação do projeto, como a formulação de parcerias e o gerenciamento financeiro. Com base nos resultados obtidos, foi proposta a criação de uma plataforma de acompanhamento de indicadores para uma gestão mais eficaz das ações desenvolvidas. Ao final, conclui-se, que o projeto AgroIFNordeste é reconhecido como uma política pública que fortaleceu a agricultura familiar, promovendo alterações positivas no trabalho, na produção de alimentos e nas condições econômicas e ambientais do setor no estado do Piauí.

Presidente - 823.563.003-68 - ANA KEULY LUZ BEZERRA - UFPI
Externo à Instituição - FABRICIO CARVALHO DA SILVA - IFPI
Interno - 016.322.523-09 - RAFAEL FERNANDES DE MESQUITA - UFPI
Notícia cadastrada em: 07/12/2023 11:00