Jose Santana da Rocha_dissertacao: Avaliação da Política Pública da Pós-graduação stricto sensu na UFPI: os egressos do mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

RESUMO

Recentemente, nota-se que é crescente o número de Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam programas de acompanhamento de seus egressos a fim de obter um diagnóstico de como estão inseridos no mercado de trabalho. Nestes termos, esta pesquisa tem como objeto de estudo, o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí - MDMA/UFPI, com o intuito geral de verificar como tal Programa influenciou na trajetória profissional de seus ex-alunos. A pesquisa foi baseada em levantamento bibliográfico sobre aspectos históricos e institucionais das políticas públicas para a pós-graduação Stricto Sensu em nível nacional, regional e local. A metodologia utilizada enquadra-se na abordagem descritiva-quantitativa com o uso do método estatístico probabilístico estratificado. Como ferramenta para coleta de dados, adotou-se o questionário online com perguntas abertas e fechadas. A técnica utilizada para composição da amostra foi a do tipo aleatória simples estratificada. O universo foi constituído de 177 egressos das turmas de 2005 a 2015 e a amostra foi composta de 82 egressos selecionados por meio da ferramenta Raosoft Sample Size Calculator que permite uma margem de confiança da pesquisa de 95% e de erro de 8%, segundo o calculo amostral demonstrado pela referida ferramenta. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa foram: a) A maior parte dos egressos do MDMA/UFPI é do sexo feminino, piauiense e se encontra na faixa etária entre 26 e 30 anos; b) A área predominante de atuação profissional dos egressos é a docência superior em IES públicas; c) O MDMA/UFPI, na visão dos sujeitos da pesquisa, contribuiu para a sua inserção profissional no mercado de trabalho; d) Os egressos do MDMA/UFPI se mostraram satisfeitos com o curso e aproximadamente 94% indicariam o mestrado para um amigo.

Palavras-Chave: Políticas públicas. Avaliação. Stricto Sensu. MDMA/UFPI. Egressos.

Notícia cadastrada em: 25/03/2020 04:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 11:46