Lays Alacoque de Oliveira Leite_dissertacao: Sustentabilidade na Administração Pública e Plano de Logística sustentável: o processo de desenvolvimento sustentável da Universidade Federal do Piauí-Tere

RESUMO

A universidade, exercendo seu papel de transformadora social, deve não somente desenvolver pesquisas interdisciplinares na área socioambiental, mas também praticar em seu próprio espaço estratégias voltadas para a sustentabilidade de maneira a envolver a comunidade universitária e ser modelo para a comunidade externa. Em consonância com esse pressuposto o objetivo desta pesquisa foi identificar na Universidade Federal do Piauí quais as ações desenvolvidas voltadas para a sustentabilidade ambiental, principalmente em relação à gestão de resíduos sólidos e à implantação de um Plano de Logística Sustentável, e a partir disso propor ações para a melhoria do processo sustentável da referida Instituição Federal de Ensino Superior. A elaboração da pesquisa implicou em três etapas de estudo distintas, complementares entre si e simultaneamente realizadas: a) levantamento da bibliografia referente aos temas abordados; b) coleta de informações referentes aos documentos institucionais, material da análise do presente trabalho c) aplicação da análise de conteúdo, a partir das categorias e subcategorias elegidas com o apoio da bibliografia do trabalho. Desse modo a pesquisa é caracterizada como sendo de natureza exploratória, analítica, aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa. A partir dos resultados o estudo revelou a dificuldade da instituição na observação de critérios sustentáveis nas licitações, a falta de adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública e a inexistência de um Plano de Logística Sustentável para a mesma. Apesar disso, quando comparados os Relatórios de Gestão entre si, observou-se que a UFPI vem demonstrado discretos esforços em direção a implantação de um desenvolvimento mais sustentável, buscando iniciativas que buscam a obediência à legislação vigente nesse sentido.

Palavras-chave: Plano de Logística Sustentável. A3P. Gerenciamento de Resíduos. Desenvolvimento Sustentável.

Notícia cadastrada em: 25/03/2020 04:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 10:47