Banca de DEFESA: DEUZILENE PEREIRA DA CUNHA

PALAVRAS-CHAVES: Educação; Educação infantil; Gamificação; Metodologia ativa
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A inclusão de metodologias ativas como alternativa de auxílio no trabalho docente é uma tendência da realidade atual, tanto considerando o protagonismo dos estudantes, ao assumirem posturas ativas, quanto ao seu processo de ensino-aprendizagem. Destarte, este estudo apresenta-se em três eixos: uma investigação acerca da eficiência do uso da gamificação no processo de ensino na fase da educação infantil; uma proposta metodológica de gamificação para a educação infantil; e uma análise sobre a possibilidade do desenvolvimento da metodologia proposta potencializar o aprendizado e estimular o engajamento das crianças. Inicialmente, realizou-se um mapeamento sistemático, levantando-se publicações realizadas entre 2010 e 2019, com o objetivo de obter dados referentes à eficiência do uso de metodologias ativas baseadas em gamificação na educação infantil. Foram identificados impactos positivos do uso dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Como proposta de sustentação do projeto, foi desenvolvida a metodologia ativa gamificada  ”Gameforkids”, apresentada em forma de material didático e-book. Para confirmar a eficácia da mesma, adotou-se o método qualitativo, por meio do estudo de caso, tendo sido executado em uma escola da rede municipal da cidade de Teresina, com crianças na fase da pré-escola (4 a 5 anos). Com a efetivação do processo, pode-se comprovar através dos dados extraídos e analisados estatisticamente, a eficácia da metodologia proposta, que estimulou o engajamento das crianças e potencializou o aprendizado, elevando o nível de rendimento médio do grupo experimental de 7,11 para 9,23, correspondendo a um ganho real de 21.2% no aproveitamento no pós-teste em relação ao obtido no pré-teste. Assim, conclui-se que a metodologia ativa gamificada  ”Gameforkids” pode potencializar o aprendizado das crianças, gerar maior engajamento e promover estímulo na construção do conhecimento autônomo na Educação Infantil.

Interno - 578.212.243-91 - CARLOS GIOVANNI NUNES DE CARVALHO - UESPI
Interno - 848.112.423-00 - MARCUS VINÍCIUS DANTAS LINHARES - IFPI
Presidente - 279.609.728-50 - THIAGO CARVALHO DE SOUSA - IFPI
Notícia cadastrada em: 02/03/2021 17:13