Banca de DEFESA: THAIS SANTIAGO DE SOUSA

DISCENTE: THAIS SANTIAGO DE SOUSA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Bom Jesus- UFPI/CPCE- Auditório 2 - https://meet.google.com/cmg-ikgf-vyz
TÍTULO: NITROGÊNIO COMO MODULADOR DA EFICIÊNCIA NUTRICIONAL E PRODUÇÃO DE ÁCIDOS ORGÂNICOS NO CRESCIMENTO INICIAL DA PITAIA
PALAVRAS-CHAVES: Hylocereus polyrhizus, Cactáceas, Eficiências
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A fase de produção de mudas é uma etapa crucial para assegurar o êxito no estabelecimento de pomares. No entanto, diversos obstáculos podem restringir esse processo, sendo a escassez de informações sobre o manejo nutricional das plantas um dos principais desafios, especialmente no que diz respeito à utilização de nitrogênio (N) na cultura da pitaia. Neste contexto, os estudos disponíveis na literatura apresentam limitações evidentes e requerem um esforço mais significativo para definir e incorporar concentrações ideais de nitrogênio (N) no sistema de produção de mudas de pitaia, especialmente quando cultivadas com o uso de solução nutritiva – uma prática cada vez mais difundida nos viveiros. Diante desse cenário, torna-se particularmente necessário realizar estudos que abordem a eficiência do uso de nitrogênio pela pitaia. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi avaliar a produção de ácidos orgânicos e a eficiência nutricional durante o estágio inicial de crescimento de pitaia fertilizada com nitrogênio, modulado por diferentes concentrações desse elemento na solução nutritiva. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação na área experimental da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA) do Centro de Ciências Agrárias/Universidade Federal do Piauí (CCA/UFPI). Utilizou-se delineamento experimental de blocos casualizados, com cinco concentrações de nitrogênio (0; 5; 10; 20 e 30 mmol L-1) na espécie de pitaia Hylocereus polyrhizus. Os resultados demonstram que a ordem, decrescente, de acúmulo de macronutrientes observado nesse estudo na parte aérea foi Ca>N>Mg>K>P, e nas raízes, Ca>N>Mg>P>K. As limitações no crescimento das plantas ficaram evidenciadas, principalmente na ausência de N na solução, refletindo em um menor acúmulo de biomassa seca nas raízes e parte aérea. Os resultados definiram que as plantas de pitaia apresentaram maior incremento de crescimento inicial bem como eficiência de utilização e produção de ácidos orgânicos quando cultivadas em solução nutritiva em concentração de 20 mmol L -1 de nitrogênio.

Externo à Instituição - ALEXSON FILGUEIRAS DUTRA - IFTO
Interno - 1275725 - ELAINE MARTINS DA COSTA
Presidente - 2241316 - GABRIEL BARBOSA DA SILVA JÚNIOR

Notícia cadastrada em: 29/02/2024 16:35