Notícias

Banca de DEFESA: PAULO VITOR SILVA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO VITOR SILVA DE CARVALHO
DATA: 04/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITORIO PPGTAIR
TÍTULO: Avaliação cardíaca de catetos (Tayassu tajacu linnaeus, 1758), por meio da pressão arterial oscilométrica de alta definição e variáveis ecocardiográficas determinantes do trabalho miocárdico.
PALAVRAS-CHAVES: Morfologia, anatomia, trabalho miocárdico, diagnóstico por imagem, clínica médica, cardiologia, ecocardiografia.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Clínica Veterinária
RESUMO:

O cateto, Tayassu tajacu, pertence a uma família dentro do Suiformes, Dicotylidae. É reconhecido como uma importante fonte de carne para a população local na região amazônica, pré-amazônica e no semiárido e utilizado como animal de pesquisa. Todavia, estes animais foram pouco explorados no tocante a sua fisiologia cardiovascular e em muitos aspectos, ainda necessitam de maior aprofundamento. Assim, uma correta investigação e um conhecimento amplo da morfologia do sistema cardiovascular destes animais mantidos em cativeiro e uma padronização dos índices ecocardiográficos, de pressão por oscilometria em alta definição e trabalho miocárdico, é importante para garantir diagnósticos mais precoces e precisos bem como evidenciar animais em possível estresse miocárdico. Desta forma este trabalho teve por objetivo avaliar a função cardíaca através de aferição da pressão arterial por oscilometria de alta definição e análise de variáveis ecocardiográficas avançadas em catetos (Tayassu tajacu Linnaeus, 1758). Esta tese de Doutorado está dividida em dois capítulos, organizados de acordo com as normas do periódico “Acta Scientiae Vetenariae”. O primeiro, intitulado “Avaliação do trabalho miocárdico em catetos (Tayassu tajacu Linnaeus, 1758)”, objetivou descrever os valores de normalidade das principais variáveis de trabalho miocárdico através da ecocardiográfia. Foi realizado um estudo observacional, prospectivo, onde foram incluídos 13 animais clinicamente saudáveis. Este estabeleceu valores presumidamente normais para as principais variáveis passíveis de observação, fornecendo dados importantes para o embasamento de pesquisas futuras para identificação de alterações da função cardíaca através do trabalho miocárdico. O segundo capítulo, nomeado “Avaliação ecocardiográfica de catetos (Tayassu tajacu Linnaeus, 1758) para obtenção de parâmetros fisiológicos para encurtamento pós sistólico através do strain cardíaco por “Speckle Tracking”, teve por objetivo descrever os principais parâmetros de encurtamento de segmento miocárdico por meio do “strain speckle tracking”. A técnica mostrou-se de aplicação relativamente fácil e rápida. Concluiu-se com esta tese que a avalição ecocardiográfica de catetos permitiu uma padronização de variáveis morfológicas para este exame, possibilitando ainda predizer índices de estresse miocárdico prévio a sinais clínicos, nas suas diferentes modalidades, possibilitando o estabelecimento de valores de referência para o grupo estudado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1640379 - FLAVIO RIBEIRO ALVES
Externo ao Programa - 1550696 - ANTONIO AUGUSTO NASCIMENTO MACHADO JUNIOR
Externo ao Programa - 2657497 - BRUNO LEANDRO MARANHAO DINIZ
Externo à Instituição - ANDREZZA BRAGA SOARES DA SILVA - UNINASSAU
Externo à Instituição - FRANCISCO DAS CHAGAS ARAUJO SOUSA - UESPI
Externo à Instituição - PORFIRIO CANDANEDO GUERRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 26/10/2022 09:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 26/04/2024 12:09