• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMÉRIO ALVES CARVALHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMÉRIO ALVES CARVALHO DA SILVA
DATA: 06/07/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório da Química
TÍTULO:

ESTUDO QUÍMICO-MINERALÓGICO DE CACHIMBOS CERÂMICOS PRÉ-HISTÓRICOS DOS SÍTIOS DANAS I E DUNAS II – LITORAL PIAUÍ


PALAVRAS-CHAVES:

Arqueometria; Arqueoquímica; Sítio Arqueológico


PÁGINAS: 18
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Análise de Traços e Química Ambiental
RESUMO:

Em todo território piauiense é marcante a presença de vetígios da presença do homem pré-histórico, fato observado em artes rupestres, utensílios cerâmicos etc. Portanto faz-se necessário o estudo desses vestígios para coletar informações que serão relevantes em diversas áreas do conhecimento, nesse contexto destaca-se a arqueometria que de modo interdiciplinar utiliza o método científico através de técnicas de caracterização de material (principalmente não destrutivas) possibilitando inferições sobre o cotidiano e tecnologia do homem pré-histórico. Nesse trabalho foi realizado a caracterização de cachimbos primitivos coletados nos Sítios Dunas I e Dunas II no litoral piauiense e foi realizado uma comparação entre suas composições e a composição de cachimbos atuais adquiridos no Bairro Poty Velho no município de Teresina-PI. Utilizou-se Fluorescência de Raios-X (FRX) e Difração de Raios-X (DRX), as quais tiveram resultados concordantes mostrando, que nas 7 amostras pré-históricas e nas 2 amotras atuais predominam quartzo e feldspato. Além disso verificou-se por FRX, que há traços de elementos encontrados nos cachimbos pré-históricos que não puderam ser identificados por DRX o que pode ser associado ao grande teor de quartzo nas amostras. Tanto FRX quanto DRX mostraram-se eficientes para análise de artefatos pré-históricos por serem técnicas não destrutivas, com alta sensibilidade e que requer pequena quantidade de amostras, possibilitanto a preservação das mesmas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423453 - MARIA CONCEICAO SOARES MENESES LAGE
Interno - 1635927 - EDIVAN CARVALHO VIEIRA
Interno - 2059797 - HERBERT DE SOUSA BARBOSA
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Interno - 1656914 - LUIS CARLOS DUARTE CAVALCANTE
Externo à Instituição - BENEDITO BATISTA FARIAS FILHO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 17/08/2015 17:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 22:33