Notícias

Banca de DEFESA: LUCIANO CLECIO BRANDAO LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO CLECIO BRANDAO LIMA
DATA: 22/06/2020
HORA: 09:00
LOCAL: sala virtual - link de acesso à sala - meet.google.com/zgi-roxf-eoh
TÍTULO: Sistemas híbridos baseados em argilas e espécies bioativas: abordagens na liberação de fármacos, obtenção de pigmentos e proteção de aminoácidos essenciais.
PALAVRAS-CHAVES: Argila. Híbrido. Organo-funcionalização. Liberação de fármacos. Pigmentos. Fotoestabilidade. Mudança de cor. Proteção de aminoácidos.
PÁGINAS: 3094
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Físico Química Inorgânica
RESUMO:

Argilas e argilominerais vem sendo utilizadas numa vasta gama de aplicações e têm ganhado crescente interesse tecnológico devido a suas características químicas e físicas e por serem atóxicos. Assim,o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de utilização das argilas em diferentes linhas de pesquisa. Inicialmente,foram propostasas sínteses do filossilicato de magnésio tipo talco (Talc) e um novo biomaterial híbrido (denominado Talc + Qs) resultante da reticulação de Talc e quitosana (Qs) usando glutaraldeído como agente de reticulação. Nesta abordagem, os sistemas disponibilizados apresentaram capacidade de adsorção de amilorida como fármaco modelo iguais a 55,74, 49,53 e 4,71 mg g-1para Talc + Qs, Talc e Qs respectivamente. Os testes de liberação in vitro mostraram um prolongamento das taxas de liberação por pelo menos 4 h. Em uma segunda linha, pigmentos híbridos foram preparados incorporando antocianina (ACN) na argila sintética saponita (Sap) não modificada ou organicamente modificada com brometo de cetiltrimetilamonio (CTAB) e β-ciclodextrina (β-CD). Os resultados mostram que a forma de base quinoidal da ACN, que é estruturalmente menos estável, é estabilizada na superficie do pigmento híbrido CTAB_Sap-ACN, provocando uma cor azul inicial diferenciada dos demais pigmentos. A intercalação do cátion flavílio de ACN nos espaços entre camadas de β-CD_Sap-ACN e Sap-ACN promovem melhor proteção ao ataque do oxigênio, evitando a oxidação. A boa estabilidade contra a irradiação da luz e a reversibilidade das cores após a exposição à atmosfera ácida e básica são evidências de que os pigmentos híbridos podem ser candidatos promissores em diferentes campos de aplicação. Por fim, os aminoácidos L-lisina (Lis), L-metionina (Met) e L-triptofano (Trp) foram incorporados nas argilas sepiolita (Sep) e Veegum® (Veg). Os resultados mostraram melhores capacidades de incorporação para Veg, exeto para incorporação de Met. As porcentagens de Aa incorporadas foram deduzidas dos resultados das análises elementar e térmica como Lis-Sep <Met-Sep <Trp-Sep para sepiolita e Met-Veg <Lis-Veg <Trp-Veg paraVeegum®. Essas matrizes fornecem uma alternativa promissora para o planejamento da administração de aminoácidos essenciais e sua continuidade pode oferecer uma alternativa para melhorar estratégias de dietas funcionais. Desta forma, a versatilidade de aplicações das argilas foi satifatoriamente explorada nos campos desistemas de liberação de fármacos, pigmentos híbridos e sistemas para proteção de aminoácidos essenciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Interno - 1357378 - CARLA VERONICA RODARTE DE MOURA
Interno - 1167321 - MARIA RITA DE MORAIS CHAVES SANTOS
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES PEREIRA - UEPB
Externo à Instituição - MARIA GARDENNIA DA FONSECA - UFPB
Externo à Instituição - POLLYANA DE ARAGÃO TRIGUEIRO - UFPI
Notícia cadastrada em: 19/06/2020 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 22:17