• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: DIHEGO HENRIQUE LIMA DAMACENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIHEGO HENRIQUE LIMA DAMACENA
DATA: 29/05/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório da Química
TÍTULO:

ANÁLISE ARQUEOMÉTRICA DE SEDIMENTOS ARQUEOLÓGICOS DA PEDRA DO INGÁ NA PARAÍBA


PALAVRAS-CHAVES:

Arqueometria; Sedimento; Pedra do Ingá


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Análise de Traços e Química Ambiental
RESUMO:

O estudo arqueoquímico de vestígios arqueológicos deixados pelo homem pré-histórico possui grande importância para a pesquisa arqueológica, pois fornece dados capazes de auxiliar no conhecimento das culturas e hábitos das sociedades antigas que habitaram uma determinada região. A Relação entre as ciências exatas e a arqueologia tem contribuído substancialmente pra o estudo desses vestígios, área conhecida como arqueometria ou aplicação das Ciências Exatas na Arqueologia, no caso da arqueoquímica, utiliza-se a Química para buscar  informações sobre a composição, métodos de fabricação, temperatura de queima e muitos outras essenciais no estudo de material arqueológico. Na presente investigação fez-se exames e análises de sedimentos de diferentes camadas arqueológicas do sítio Pedra do Ingá na Paraíba, utilizando técnicas como Difração de Raios X, Espectroscopia Mössbauer e medidas de pH, no sentido de buscar informações sobre ocupação humana nas diferentes áreas. Foi possível identificar alguns minerais como Quartzo, caulinita e algumas fases do ferro. As  medidas de pH demonstraram que o solo é propicio a conservação da matéria orgânica. Medidas com UV Visível estão sendo realizadas e informarão sobre a possível presença humana nos níveis arqueológicos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423453 - MARIA CONCEICAO SOARES MENESES LAGE
Interno - 1635927 - EDIVAN CARVALHO VIEIRA
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Externo à Instituição - JOSÉ DOMINGOS FABRIS - UFMG
Notícia cadastrada em: 12/05/2014 09:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 13:39