Banca de QUALIFICAÇÃO: ANAITES MARIA DE MORAES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANAITES MARIA DE MORAES SILVA
DATA: 25/11/2013
LOCAL: Sala de reunião do MDMA
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DO MARKETING VERDE OU ECOLÓGICO NAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DE CONSUMO RESPONSÁVEL

PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento do Consumidor. Consumo Consciente. Marketing Verde. Sustentabilidade. Educação Ambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A proposta deste trabalho visou estudar a influência do Marketing Verde ou Marketing Ecológico nas atitudes e comportamentos de consumo responsável, diante das estratégias atuantes e desenvolvidas para o município de Teresina, no estado do Piauí. O estudo foi fundamentado em duas fases: pesquisa exploratória e pesquisa descritiva, com técnica de amostragem não-probabilística, por amostras intencionais e por julgamento, utilizando levantamentos bibliográficos, dados estatísticos e instrumento de pesquisa (questionário). A amostra foi composta por 124 servidores efetivos (docentes e técnico-administrativos) do quadro ativo das três instituições públicas de ensino: (43) Instituto Federal do Piauí (IFPI), (40) Universidade Federal do Piauí (UFPI) e (41) Universidade Estadual do Piauí (UESPI), de ambos os sexos, com faixa etária acima de dezoito anos. Os objetivos do trabalho contemplaram: identificar e analisar as percepções dos respondentes diante do marketing-mix ecológico: produto/serviço, preço/custo, canais de distribuição e promoção (comunicação); avaliar a política de sustentabilidade das empresas ofertantes de produtos ou serviços, segundo a percepção do respondente; descrever as características dos perfis dos respondentes encontrados nas decisões de consumo responsável; classificar quais são as marcas e as empresas mais respeitadas por promoverem a responsabilidade socioambiental, que estão disponíveis aos respondentes no mercado local; relatar as ações de consumo responsáveis mais praticadas pelos respondentes. Este trabalho também ressaltou a importância dos temas na área de comportamento do consumidor/cliente, marketing verde, sustentabilidade, sociologia ambiental e educação ambiental, como uma forma de disseminar a conscientização e a ética de responsabilidade para todos os envolvidos, pois pensar no futuro é buscar o bem coletivo, através de uma postura consciente, ética e sustentável. O papel do consumidor na hora do consumo é encarado como fator decisivo e principalmente, através da priorização de escolhas que incentivem e desenvolvam uma cultura ambiental efetiva e proativa. As organizações devem estar atentas ao princípio da responsabilidade e ao da educação sustentável, pois estas orientações são necessárias para atender ao novo comportamento de consumo, cada vez mais exigente e desejado, através da formalização de boas práticas de sustentabilidade, com exemplos e ações positivas na promoção de futuro melhor e ambientalmente seguro para todas as gerações.

Presidente - 1354664 - WILZA GOMES REIS LOPES
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA - UFPB
Notícia cadastrada em: 20/08/2015 17:08