Banca de DEFESA: DEIMES DO NASCIMENTO GOMES

DISCENTE: DEIMES DO NASCIMENTO GOMES
DATA: 17/07/2017
LOCAL: Auditório do TROPEN
TÍTULO: REINTRODUÇÃO DE AVES SILVESTRES: ECOLOGIA E UMA ABORDAGEM ETNOORNITOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE CAXINGÓ, PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Alunos; Comércio Ilegal de Animais Silvestres; Comunidade; Espécies Ameaçadas; Fazendas. 227p.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Reintrodução de aves surge como uma ferramenta útil na manutenção de espécies, principalmente aquelas ameaçadas de extinção pelo comércio ilegal de animais silvestres.O objetivo geral foi realizar a reintrodução e monitoramento dos espécimes coletados pelo IBAMA e das espécies nativas presentes na área de estudo, assim definir metas e evitar perdas de espécies; quanto aos objetivosespecíficos, realizou-se o inventário da avifauna local,registro dos saberes etnoornitologicos e ambientais da comunidade e dos alunos do ensino fundamental do entorno das áreas de soltura, município de Caxingó/PI. O estudo foi conduzido no município de Caxingó/PI, situado na microrregião do Litoral Piauienseem duas áreas de fazenda destinadas à soltura de aves pelo IBAMA, sendo uma contando com 350 ha, Santo Antônio e Alto dos Borges com cerca de 750 ha. A vegetação é representada por transições vegetal caatinga/cerrado. O presentetrabalho foi submetido àapreciação do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI/Parnaíba. A técnica empregada para o levantamento das aves foi o ponto de escuta. O monitoramento foi realizado por meio das técnicas de transectos com inserção de ponto de escuta na área de estudo. O registro dos saberes etnoornitologicos e ambientais da comunidade e alunos, proseguiu com a aplicação na comunidade de formulários, que consiste em uma ferramenta de questões enunciadas como perguntas, em que o entrevistador estimula o entrevistado; aplicaçãode questionários semi-estruturados aos alunos, esta ferramenta difere do formulário, pois esta é respondida pelo entrevistado. A Amostra da comunidade consistiu em 51 indivíduos, já para o registro das atividades na escola utilizou-se de uma amostra de 74 alunos. Foram reintroduzidos 136 indivíduos pertencentes a 12 espécies. O levantamento registrou um total de 197 espécies de aves nas duas áreas. Os moradores relataram 95 etnoespécies pertencentes a 35 famílias. Os resultados permitiram através das percepções sobre o meio ambiente de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, apontar na sua grande maioria para uma percepção naturalista, no entanto notou-se através de alguns dos indivíduos pesquisados que esta percepção naturalista não está tão desligada do contexto social, econômico, politico e cultural.

Presidente - 1653145 - ANDERSON GUZZI
Interno - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Interno - 2098982 - GIOVANA MIRA DE ESPINDOLA
Externo à Instituição - FILIPE AUGUSTO GONÇALVES DE MELO - UESPI