Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA DE ARAUJO
DATA: 18/10/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/jaira-maria-alcobaca-gomes
TÍTULO: Especificidades socioeconômicas e ambientais da agricultura familiar no município de Parnaíba, Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Produção familiar. Segurança alimentar. Multifuncionalidade
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

A agricultura familiar se caracteriza pela posse da propriedade e dos meios de produção, consiste na gestão produtiva e mão de obra de base familiar. Por ser uma atividade essencial para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do meio rural, motivou-se a sua relação com o objetivo número 2 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. A agricultura familiar brasileira tem contribuído para as economias locais, gerando emprego, renda e redução do êxodo rural. O estudo foi realizado em Parnaíba, Piauí, qual é um município economicamente dinâmico,  situado em uma área de grande importância socioeconômica e ambiental, que desempenha sobretudo a agricultura destinada ao autoconsumo. Dessa forma, questiona-se quais são as particularidades socioeconômicas e ambientais da agricultura familiar para o município de Parnaíba - PI? A hipótese é que a agricultura familiar parnaibana contribui para segurançaalimentar das famílias de agricultores, apresenta fragilidades de organização coletiva e precariedade de orientação técnica para as práticas agrícolas familiares. O objetivo geral é analisar a agricultura familiar nas dimensões socioeconômicas e ambientais no município de Parnaíba - PI. Especificamente: caracterizar a organização social da agricultura familiar de Parnaíba - PI, analisar os ativos produtivos da agricultura familiar do município e verificar as formas de manejo ambiental nas práticas agrícolas familiares. Para análise inicial utilizaram-se informaçõesdisponibilizadas no Censo Agropecuário de 2017, disponíveis no Sistema de Recuperação Automática (SIDRA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados preliminares demonstram que a agricultura familiar de Parnaíba segue algumas evidências do contexto brasileiro, indicando predominância de homens na gestão dos estabelecimentos, elevação da faixa de idade na administração das unidades e redução participativa de jovens nas atividades da agricultura familiar, baixo nível de escolaridade no segmento, assim como também, redução do número de estabelecimentos e pessoal ocupado nas atividades agrícolas familiares.

Presidente - 423405 - JAIRA MARIA ALCOBACA GOMES
Interno - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Interno - 905801 - GERSON ALBUQUERQUE DE ARAUJO NETO
Externo à Instituição - JOHNNY HERBERTHY MARTINS FERREIRA - IFMA