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Banca de DEFESA: PEDRO ALVES DA COSTA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ALVES DA COSTA FILHO
DATA: 20/12/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Virtual pelo meet
TÍTULO: ESTUDO DOS ASPECTOS METODOLÓGICOS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO FLONA PALMARES: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental; Metodologias; Interação; Espaços Não Formais; Aprendizagem
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A Educação Ambiental contribui para reflexão, a fim de entender e atuar no contexto sócio-político e ambiental, tornando-se um componente essencial e contínuo no processo de ensino-aprendizagem, devendo ser inserida de forma articulada, entre todos os níveis e modalidades do ensino, de maneira formal e não-formal. Objetiva-se com essa pesquisa: analisar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas na Unidade de Conservação Flona Palmares como estratégia socioambiental e educacional; identificar as metodologias de ensino em Educação Ambiental desenvolvidas em Unidades de Conservação no Brasil; analisar a concepção dos estudantes sobre a Unidade de Conservação FLONA Palmares; verificar a interação e relação dos estudantes com a Unidade de Conservação e sua influência nas práticas de Educação Ambiental; verificar as metodologias utilizadas para práticas de Educação Ambiental utilizadas na Unidades de Conservação FLONA Palmares. O estudo está estruturado em três capítulos, sendo capítulo I intitulado: “Metodologias de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação brasileiras: Uma revisão de 2011 a 2021”, realizado a partir da busca de artigos científicos nas plataformas eletrônicas SciELO, Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico a partir da combinação de palavras-chave em português, inglês e espanhol. Foram selecionadas 24 publicações sobre a temática, distribuídas em 15 Unidades Federativas do Brasil, nas cinco regiões e em 24 Unidade de Conservação a níveis (esferas) municipais, estaduais e federais. Foram encontrados nove tipos de metodologias, com destaque às trilhas ecológicas. O Capítulo II intitulado: “A compreensão da Natureza para atividades Educação Ambiental em Unidade de Conservação, caracterizado como um estudo descritivo de campo, com abordagem quanti-qualitativa, por meio de entrevistas com 66 estudantes que visitaram a Unidade de Conservação Flona Palmares, os resultados evidenciam que a maioria dos alunos entrevistados residem nas cidades de Teresina (49%) e Altos (14%), além de outras cinco cidades do Piauí. Notou-se que as paisagens influenciam na percepção, os alunos da zona urbana percebem o meio ambiente de forma naturalista, já os alunos da zona rural têm uma visão antropocêntrica. O capítulo III intitulado: “Metodologias de Aprendizagem em Educação Ambiental na UC FLONA Palmares - Piauí”, foi dividido a partir de duas análises, na primeira objetivou-se analisar as metodologias das atividades realizadas na Unidade de Conservação Floresta Nacional (FLONA) de Palmares a partir das macrotendências de Educação Ambiental. As coletas ocorreram durante 11 encontros entre setembro a dezembro de 2021 com um total de 65 crianças e jovens. Verificou-se que 64% das atividades foram enquadradas na EA Crítica, 27% conservadora e apenas 9% na EA Comportamental. No segundo momento objetivou-se analisar as percepções sobre metodologias de Educação Ambiental utilizadas na UC FLONA Palmares que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, com destaque para as chamadas metodologias participativas. A coleta de dados baseou-se em uma entrevista, com nove questões abertas semi-estruturadas à 66 estudantes, da Educação Básica e Ensino superior¸ abrangendo questões sobre metodologias e formas de aprendizagem facilitadoras. Os resultados demonstraram que as atividades com Trilhas foi a metodologia de ensino mais utilizada, durante as práticas desenvolvidas, evidenciando a importância das metodologias participativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1984821 - PATRICIA MARIA MARTINS NAPOLIS
Interno - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - ANA KEULLY LEAL GOMES - IFPI
Externo à Instituição - CARLA LEDI KORNDORFER - UESPI
Notícia cadastrada em: 27/11/2022 18:26
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