Banca de DEFESA: REBECCA KAROLLINE ASSUNÇÃO LIMA

DISCENTE: REBECCA KAROLLINE ASSUNÇÃO LIMA
DATA: 27/09/2018
LOCAL: NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS-CCA/UFPI
TÍTULO: Concentrações de cálcio e potássio na mitigação da toxicidade amoniacal em mudas de maracujazeiro-amarelo.
PALAVRAS-CHAVES: Passiflora edulis, nutrição de frutíferas, relação NH4+/N03-, estresse abiótico, Ca e K.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O nitrogênio atua em processos como absorção iônica, fotossíntese, respiração, multiplicação. Entretanto, em elevadas quantidades, o íon NH4+ pode causar sintomas de toxicidade em vegetais com alterações nos processos fisiológicos e bioquímicos, comprometendo o seu desenvolvimento. No entanto, o uso de cátions como Ca e K em solução nutritiva pode mitigar a toxicidade amoniacal em plantas.  Neste sentido, objetivou-se nesse trabalho, avaliar a interação entre concentrações de cálcio e potássio e proporções de amônio e nitrato na nutrição, crescimento e produção de matéria seca de mudas de maracujazeiro-amarelo cultivadas em substrato inerte com o uso de solução nutritiva. O experimento foi conduzido em telado no Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (CCA/UFPI) no período de Janeiro a Maio de 2018, a partir de duas etapas: Experimento I: Os experimentos seguiram um esquema fatorial 5 x 2, constituído por cinco concentrações de Ca (0,5; 2,5; 5; 10 e 20 mmol L-1) e duas proporções de NH4+/NO3- (sem excesso de amônio, 35/65 e com excesso de amônio 75/25), disposto em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Experimento II: o experimento seguiu um esquema fatorial 5 x 2 cinco concentrações de K (1,5; 3,5; 6; 11 e 21 mmol L-1) e duas proporções de NH4+/NO3- (sem exesso de amônio, 35/65 e com excesso de amônio 75/25) disposto em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Para ambos os experimentos, avaliaram-se altura de plantas, diâmetro do caule; número de folhas, área foliar, comprimento de raiz; e matéria seca da raiz e da parte aérea, acúmulo de N, K, Ca e Mg na parte aérea e raiz e índice de cor verde das folhas. A pesquisa foi realizada com mudas de maracujazeiro, cv. Redondo-Amarelo, cultivadas em bandejas, preenchidos com vermiculita, fornecendo-se solução nutritiva via sistema de fertirrigação por gotejamento. A partir da concentração de 5,0 mmol L-1de Ca a e proporções 75/25 de Nhouve diminuição no acúmulo dos nutrientes K,N e Mg para K a concentração de 11 mmol L-1 promoveu maior acúmulo de Ca, K, Mg e N.  Os incrementos de altura de plantas, área foliar, comprimento de raízes matéria seca da raízes e parte aérea foram maiores nas mudas cultivadas na proporção 35/65 de amônio/nitrato. A concentração de 0,5 mmol L-1 de Ca promoveu mitigação da toxicidade de amônio em mudas de maracujazeiro-amarelo, promovendo incrementos nas variáveis de crescimento. O potássio proporcionou incrementos das variáveis altura de planta, área foliar, índice de clorofila, massa seca da parte aérea e raiz em mudas de maracujazeiro-amarelo submetidas a solução sem excesso e com excesso de amônio.

Interno - 1969948 - CARLOS JOSE GONCALVES DE SOUZA LIMA
Externo ao Programa - 1979669 - EVERALDO MOREIRA DA SILVA
Presidente - 2241316 - GABRIEL BARBOSA DA SILVA JÚNIOR
Externo ao Programa - 1146289 - GUSTAVO ALVES PEREIRA