Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA YELI MORALES HERNANDEZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA YELI MORALES HERNANDEZ
DATA: 12/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS-CCA/UFPI
TÍTULO: Substrato orgânico inoculado com bactéria diazotrófica Beijerinckia Indica e fungo Cunninghamella Elegans na biofertilização de plantas de pimenta (Capsicum spp.)
PALAVRAS-CHAVES: Antracnose. Colletotrichum gloeosporioides. Matéria orgânica. Nutrição de plantas.
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Dentro da relação planta-solo-microorganismos, a interação entre bactérias diazotróficas e plantas têm sido alvo de diversos estudos, visto que atuam diretamente no metabolismo das plantas fornecendo substâncias pouco disponíveis, seja fixando nitrogênio atmosférico, solubilizando fosfatos, produzindo fitohormônios importantes na regulação do crescimento ou realizando controle biológico de fitopatógenos. Neste contexto, este trabalho foi conduzido em três etapas com o objetivo avaliar diferentes substratos orgânicos enriquecidos com bactérias diazotróficas de vida livre NFB 10001 (Beijerinckia indica), com adição da massa micelial do fungo Cunninghamela elegans, na disponibilização de nutrientes em plantas de pimenta e na indução da resistência à antracnose causada por Colletotrichum gloeosporioides em frutos de pimenta, a partir de diferentes doses de quitosana fúngica e comercial. Na primeira etapa, durante 65 dias, avaliou-se três fontes de substratos orgânicos (EB= esterco bovino; H= húmus de minhoca e TF= torta de filtro de cana-de-açúcar) enriquecidos com bactérias diazotróficas de vida livre NFB 10001 (Beijerinckia indica), com adição da massa micelial do fungo Cunninghamela elegans, em diferentes proporções, individualmente e em misturas, visando definir o substrato que apresentava maior aporte de nutrientes. Este ensaio foi realizado no delineamento inteiramente casualizado, sendo todos os tratamentos submetidos às análises de quantificação do N, P, K, Ca, Mg, Carbono orgânico e matéria orgânica. Em uma segunda etapa, conduzida em casa de vegetação, procedeu-se a avaliação de plantas de pimenta durante um ciclo de cultivo de 120 dias, utilizando o esterco bovino (EB), no delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições, onde os tratamentos consistiram de cinco doses (0, 20, 40, 60 e 80 g kg-1)de EB contendo B. indica e o fungo C. elegans. Como controle comparativo da indução da resistência, foi utilizado o produto comercial contendo Bacillus subtilis - isolado AP-3. Na terceira etapa, foi extraída a quitina e quitosana do fungo C. elegans, confirmada por espectroscopia (FTIR), as quais foram utilizadas para o ensaio de patogenicidade para avaliar a severidade do fitopatógeno Colletotrichum spp em frutos de pimenta. Conclui-se que EB inoculado com B. indica e C. elegans é efetivo na disponibilização de Nitrogênio, Cálcio e Magnésio no crescimento e desenvolvimento de plantas de pimenta.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1553560 - FRANCISCO DE ALCANTARA NETO
Interno - 2241316 - GABRIEL BARBOSA DA SILVA JÚNIOR
Interno - 626.068.833-49 - JADSON EMANUEL LOPES ANTUNES - UFPI
Interno - 2058623 - JOSE EVANDO AGUIAR BESERRA JUNIOR
Interno - 2115817 - RICARDO SILVA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 06/08/2019 11:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 09:48