Notícias

Banca de DEFESA: WESTERLLANYA RODRIGUES MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WESTERLLANYA RODRIGUES MEDEIROS
DATA: 21/03/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO:

 

 

BIOLOGIA DE Callosobruchus maculatus (FABR.) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE) EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI Vigna unguiculata (L.) Walp.


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Grãos armazenados. Resistência de plantas. Antibiose


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O feijão-caupi Vigna unguiculata (L.) Walp. é um dos mais importantes componentes da dieta alimentar do brasileiro e possui grande relevância socioeconômica. O caruncho Callosobruchus maculatus (FABR.) (Coleoptera: Chrysomelidae: Bruchinae) é considerado a principal praga durante o armazenamento de grãos de feijão-caupi. Devido aos prejuízos econômicos causados por C. maculatus, é de suma importância desenvolver estudos que selecionem variedades resistentes a essa praga. Neste trabalho avaliou-se o efeito de genótipos de Vigna unguiculata sobre o comportamento e o desenvolvimento de Callosobruchus maculatus em duas gerações consecutivas. Foram realizados testes de confinamento com 10 genótipos de feijão-caupi e oito repetições por genótipo. Os parâmetros avaliados foram número de ovos total, viabilidade de ovos, número de adultos emergidos, viabilidade da fase imatura, período médio de desenvolvimento e peso seco dos adultos. O genótipo IT85 F2687 apresentou resistência do tipo não-preferência para oviposição e os genótipos BR 17 Gurguéia e BRS Urubuquara apresentaram resistência do tipo antibiose em relação à C. maculatus. O genótipo BR 17 Gurguéia foi o mais resistente dentre os genótipos estudados de Vigna unguiculata em relação à C. maculatus. Os genótipos Capela e Itaim foram caracterizados como suscetíveis a C. maculatus. O feijão-caupi V. unguiculata pode apresentar resistência por não preferência ou antibiose com diferentes graus de resistência em relação ao C. maculatus.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JULIANA DO NASCIMENTO BENDINI - CNPq
Interno - 1188870 - LUCIA DA SILVA FONTES
Interno - 422661 - LUIZ EVALDO DE MOURA PADUA
Presidente - 1167867 - PAULO ROBERTO RAMALHO SILVA
Notícia cadastrada em: 10/03/2014 15:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 05:44