Notícias

Banca de DEFESA: CLAUDYANNE DO NASCIMENTO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDYANNE DO NASCIMENTO COSTA
DATA: 16/09/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO:

 

 

Variabilidade espacial dos estoques de carbono e nitrogênio sob Plantio direto e Convencional  e sua simulação pelo modelo Century.


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Palavras chave: matéria orgânica do solo, fertilidade do solo, compartimentos.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O avanço das fronteiras agrícolas, caracterizado pela substituição de ecossistemas naturais por áreas cultivadas, vem se intensificando nas ultimas décadas, acarretando alterações na qualidade e dinâmica dos estoques de carbono (Est C) e nitrogênio (Est N) do solo. Assim, o estudo dos impactos da adoção de diferentes sistemas de manejo torna-se essencial para a tomada de decisão de melhores estratégias de uso e manejo agrícola. O objetivo desse estudo foi avaliar a variabilidade espacial dos Est C e N em Latossolo sob plantio direto e convencional, além de simular os efeitos dos usos e manejos nos Est C e N do solo em diferentes compartimentos e comparar os resultados observados aos simulados pelo modelo Century. O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do riacho Sangue localizado nos municípios de Uruçuí e Sebastião Leal, onde encontram-se em rápido crescimento populacional e econômico em função da expansão agrícola, especialmente soja, milho e arroz. A MN apresentou maiores Est C, seguido do PD e PC. Para os Est N, na profundidade de 0-20 cm, o PD apresentou maiores médias, correspondentes a 80% a mais em relação ao PC. O PD acumulou 0,8 Mg.ha-1 de C em relação ao  PC na camada de 0-20 cm. A densidade do solo foi menor no PD (0,8g/kg), sistema que apresentou maior Est C no solo. Os teores de argila foram maiores no PD (25,1g/kg) quando comparado ao PC (23,0g/kg) e MN (22,5g/kg).  Os Est C e N decresceram com o aumento da profundidade.  O CV para todas as variáveis, em média foi considerado moderado (18 a 69%). Houve dependência espacial moderada entre os atributos avaliados, com exceção dos Est C na camada de 0-20 cm. O PD apresentou a capacidade de recuperação parcial dos Est C e N quando comparado ao PC. O Century mostrou-se sensível as mudanças de manejo, sendo os compartimentos mais lábeis (ativo e lento) mais sensíveis do que o mais estável (passivo). Em relação aos Est C, o modelo simulou estoques próximos aos medidos no campo. Para os Est N o modelo foi menos preciso, uma vez que houve uma diferença de 0,63 t/ha entre os estoques simulados (2,21t/há) e medidos (1,58t/há). Houve incremento nos Est C e N com a implantação da cultura da soja. O PD 2000, foi o sistema que apresentou menores perdas de Est C e N do solo, mantendo ou recuperando o C e N do solo. A utilização do sistema de informação geográfica, associado a técnicas de geoestatística e o uso de modelagem podem contribuir com a tomada de decisão de implantação do manejo agrícola no cerrado piauiense.

 

 

 



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELISANDRA SOLANGE OLIVEIRA BORTOLON - EMBRAPA
Interno - 1072943 - FRANCISCO EDINALDO PINTO MOUSINHO
Presidente - 569.483.954-49 - LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE - EMBRAPA
Externo ao Programa - 005.716.029-59 - MELISSA ODA SOUZA - UESPI
Notícia cadastrada em: 28/08/2014 09:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 23/04/2024 23:48