Notícias

Banca de DEFESA: RAIMUNDO ANTONIO CARDOSO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO ANTONIO CARDOSO JUNIOR
DATA: 24/08/2015
HORA: 14:00
LOCAL: MESTRADO EM CIÊNCIAS E SAÚDE
TÍTULO:

EPVIX : PROGRAMA INOVADOR para análise epitópica do pré ao pós transplante de órgãos e tecidos. IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO em Pernambuco, Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Prova Cruzada Virtual, HLA, Epítopo, Software, Receptores Hipersensibilizados.


PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

Nós desenvolvemos e testamos a nova prova cruzada virtual baseada em análise de reatividade epitópica realizada no programa EpViX(EvXM) para predizer resultado da prova cruzada por microlinfotoxicidade(CDC) no processo de alocação de rim de doador falecido no estado de Pernambuco(PE), Brasil, bem como determinar o numero de alocação renal para receptores hipersensibilizados considerando EvXM aceitável.

Os resultados de CDC foram comparados com os resultados da EvXM de 131 doadores renais falecidos consecutivos do programa do estado de Pernambuco no periodo de 13 meses. O HLA dos doadores foi tipado por PCRSSO para todos os loci. O código NMDP foi utilizado para inferir o alelo HLA.  A análise de reatividade epitópica com a determinação de alelos contendo o epítopo inaceitável estava previamente definida e armazenada no banco de dados do EpViX.

O critério de aceitabilidade do receptor de PE foi não anticorpo específico(NDSA) ou DSA <5000 com epítopo reativo identificado. Foi construída tabela 2x2 para calculo de sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo(VPP), valor preditivo negativo(VPN) e intervalo de confiança(IC).

O EvXM apresentou respectivamente 92,38%, 94,78%, 94,04%, 88,08% e 96,75% de sensibilidade, especificidade, acurácia, VPP e VPN. 42 receptores hipersensibilizados encontraram um doador aceitável, mas apenas três foram transplantandos porque estes receptores com prova cruzada negativa não pode ser priorizado no Brasil quanto a posição no ranque de potenciais receptores.

Como esperado o VPP do EvXM foi de 88% ja que o padrão- ouro utilizado não é especifico e exige presença de anticorpo fixador de complemento e de alta avidez. A maioria dos casos discordantes apresentavam DSA com MFI variando de 1000- 17000 e epítopo reativo explicativo identificado. Por outro lado o EvXM é um excelente teste para predizer CDC negativo. Apenas 5,92% dos testes terem sido discordantes e desses nenhum receptor tinha soro com reatividade anti-HLA comprovado no teste LSA, permitindo concluir que se há anticorpo esse não é anti-HLA e portanto não é contraindicação para a alocaçao do órgão.

Assim o desempenho do EvXM foi excelente. É de baixo custo, identifica doador de baixo risco imunológico para receptores hipersenbilizados aumentando a equidade ao transplante e pode ser implantado de imediato em todo o Brasil já que os exames necessários para a sua realização participam da  rotina do Programa de transplante renal do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1716862 - ADALBERTO SOCORRO DA SILVA
Externo à Instituição - LILINE MARIA SOARES MARTINS - UESPI
Externo ao Programa - 1305000 - LUIZ CLAUDIO DEMES DA MATA SOUSA
Presidente - 1247107 - SEMIRAMIS JAMIL HADAD DO MONTE
Notícia cadastrada em: 13/08/2015 16:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 23/04/2024 15:11